Docência e pesquisa: a aula universitária nos cursos de licenciatura em Geografia

Autores

  • Francisco Kennedy Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947575

Resumo

Este artigo é resultado de uma investigação que tem por objeto o trabalho e a mobilização de saberes docentes, tendo como foco principal de análise os limites e as possibilidades da racionalidade pedagógica no Ensino Superior. A fundamentação teórica ancora-se em diversos estudos que procuram mapear as racionalidades que movem esses profissionais em situação de trabalho, tendo como referencial a prática. Diante da complexidade do objeto, utilizou-se da pesquisa qualitativa, uma vez que esta privilegia os significados dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da pesquisa evidenciam que os docentes investigados, movidos por uma racionalidade técnica, possuem uma pedagogia própria pautada na transmissão do conteúdo.

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Biografia do Autor

Francisco Kennedy Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente do Departamento de Ciências Geográficas (DCG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (GEGEP) do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP) da UFPE

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Publicado

2012-10-24

Como Citar

Santos, F. K. (2012). Docência e pesquisa: a aula universitária nos cursos de licenciatura em Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 16(3), 123–136. https://doi.org/10.5902/223649947575