CARTOGRAFIA TURÍSTICA: O MAPA COMO MEDIADOR NA INTERPRETAÇÃO DO TERRITÓRIO DE OURO PRETO-MG

Cleidison Vieira de Rezende

Resumo


O turismo é um fenômeno econômico, político, social e cultural que deve ser estudado de modo especial pela cartografia, através da sistematização de uma cartografia do turismo, na qual o mais importante não é somente projetar símbolos para compor a legenda, e sim refletir sobre como esta deve ser organizada, a fim de expor claramente o raciocínio correto sobre o fenômeno, comunicando a verdadeira informação ao público que se utiliza desses mapas. Assim, buscou-se entender as possíveis deficiências e facilidades de interação dos turistas com os mapas turísticos de Ouro Preto-MG. Para tanto, o trabalho consistiu de referências e discussões teóricas que foram seguidas por uma análise de três diferentes mapas turísticos disponíveis sobre Ouro Preto, onde foi realizado o levantamento desses, sua abrangência e locais de divulgação. Com isto, esperou-se contribuir com a discussão sobre o mapa enquanto elemento mediador das experiências turísticas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223649947374

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Indexações e Bases Bibliográficas