Inclusão da variável tempo em sistemas de informação geográfica

Autores

  • Alexandro Gularte Schafer UNIPAMPA
  • Ruth Emilia Nogueira UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947329

Resumo

Incorporar o elemento temporal em Sistemas de informação geográfica (SIG) é um desafio que vem sendo pesquisado por muitos anos e apresenta diversas propostas de solução. Para a inserção da variável tempo em SIG, diversas questões devem ser levadas em consideração. O presente artigo aborda algumas dessas questões. Inicialmente apresentam-se os estágios no desenvolvimento de SIG espaço-temporais, em seguida, discute-se a questão da representação de dados em SIG e depois são apresentados os conceitos relacionados à dimensão temporal no contexto de SIG. A semântica dos dados espaço-temporais também é abordada, seguida pela definição das funções a que um SIG com características espaço-temporais deve atender e a abordagem da questão do suporte a consultas. Por fim, apresentam-se alguns dos principais modelos desenvolvidos para a representação de dados espaço-temporais em SIG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandro Gularte Schafer, UNIPAMPA

Professor MSc. da UNIPAMPA. Engenheiro Civil, mestre em Engenharia Civil. Doutorando em Engenharia Civil - área de Cadastro Técnico e Gestão Territorial.

Ruth Emilia Nogueira, UFSC

Professora Dra. do departamento de Geociências da UFSC. Coordenadora do programa de pós-graduação em Geografia da UFSC.

Downloads

Publicado

2012-03-20

Como Citar

Schafer, A. G., & Nogueira, R. E. (2012). Inclusão da variável tempo em sistemas de informação geográfica. Geografia Ensino & Pesquisa, 16(1), 155–172. https://doi.org/10.5902/223649947329

Edição

Seção

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia