Como Vender uma Cidade: planejamento estratégico e cidade no Brasil

Autores

  • Clarice Cassab Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O trabalho produz uma reflexão sobre os impactos do processo de globalização nas cidades brasileiras. Parte-se da compreensão de que, neste país, as mudanças promovidas pela globalização ocorreram sobre as bases de um sistema político atrasado o que resultou, em âmbito urbano, no acirramento das desigualdades e contradições existentes na sociedade e manifestas nas cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Cassab, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Professora Adjunta no curso de Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professora do PPGEO/UFJF e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Geografia Espaço e Ação da UFJF (NuGea)

Referências

BORJA, Jordi e CASTELLS, Manuel. Local y global. La gestión

de las ciudades en la era de la información. Taurus. Madrid, 1997.

COMPANS, Rose. A emergência de um novo modelo de gestão

urbana no Rio de Janeiro: planejamento estratégico e “urbanismo

de resultados”. Anais do VII Encontro Nacional da ANPUR.

Recife, 1997. p. 1721-1733.

FERNANDES, Florestan. Problemas e conceituação das classes

sociais naAmérica Latina. In. ZENTENO, R.B. As classes sociais

naAmérica Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

FERREIRA, J.S.W. Globalização e urbanização subdesenvolvida.

São Paulo em Perspectiva. São Paulo: Fund. Seade, v.14, n.4,

out/dez. 2000.

HARVEY, D. Do gerenciamento ao empresariamento: a

transformação da Administração Urbana no capitalismo Tardio.

Espaço e Debates. São Paulo, 1996Ano XVI, p. 48/63.

______. Condição Pós-moderna. São Paulo: edições Loyola, 1995.

HOBSBAWM, Eric. O novo século; entrevista a Antonio Polito.

São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

MARICATO, E. Metrópole na periferia do capitalismo. São Paulo:

HUCITEC, 1996.

MARICATO. E. Globalização e política urbana na periferia do

capitalismo. In. RIBEIRO, L.C. de Q. e SANTOS JUNIOR, O. A.

dos S. (org). As metrópoles e a questão social brasileira. Rio de

Janeiro: Revan/FASE, 2007.

MATTOS, CarlosA. de, Globalização, urbanização da economia e

expansão metropolitana. In. CASTRO, Iná Elias (org).

Redescobrindo o Brasil. São Paulo: Bertrand Brasil, 2000.

SILVA, Geraldo e COCCO, Giuseppe. Cidades e Portos: os

espaços da globalização. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

SAMPAIO JR. Plínio de Arruda. Entre a nação e a barbárie: os

dilemas do capitalismo dependente. Petrópolis: Vozes, 1999.

SÁNCHEZ, F. A reinvenção das cidades para um mercado

mundial. Chapecó: Ed. Argos, 2003.

SASSEN, S. A cidade global. In: LAVINAS,L. (org).

Reestruturação do espaço urbano e regional no Brasil. São Paulo:

ANPUR-HUCITEC, 1993.

VAINER, Carlos. Pátria, empresa e mercadoria. Notas sobre a

estratégia discursiva do Planejamento Estratégico Urbano. In:

ARANTES, A.; VAINER, C.; MARICATO, E. A Cidade do

Pensamento único. Petrópolis: Vozes, 2000.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo:

Nobel, 1998.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Como Citar

Cassab, C. (2017). Como Vender uma Cidade: planejamento estratégico e cidade no Brasil. Geografia Ensino & Pesquisa, 08–15. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/29707