RESÍDUOS URBANOS: DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499424438

Resumo

A adequação à Política Nacional dos Resíduos Sólidos tem sido um grande desafio para grande parte dos municípios brasileiros. Diante disto, o presente trabalho teve como objetivo, analisar a situação do município de Mossoró-RN, por meio de pesquisa bibliográfica e registros fotográficos em bairros representativos da cidade para verificar como o município tem realizado o gerenciamento dos seus resíduos. Para isto, foram visitados órgãos públicos, empresas e associações de catadores de materiais recicláveis, para entender a dinâmica do município diante a gestão e o gerenciamento dos resíduos. Os resultados obtidos diagnosticaram que a situação do município é bem superior aos demais municípios do Estado do Rio Grande do Norte, mas que ainda apresenta fragilidades quanto ao destino final de seus resíduos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilquias Sabino Barros, Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte-CAERN.

Graduado no curso superior de tecnologia em Petróleo e Gás pela Universidade Potiguar Campus Mossoró/RN. Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela UNP e Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo IFRN, com desenvolvimento de pesquisas sobre a degradação ambiental com o uso da gasolina e o gerenciamento dos resíduos sólidos em Mossoró, respectivamente. Mestre em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, com pesquisa desenvolvida na área da produção sustentável de biodiesel a partir dos resíduos sólidos da estação de tratamento de esgoto do Baldo da cidade de Natal/RN. Integrante do grupo de pesquisa em Química Ambiental da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da UERN. Experiência em análises físicoquímicas e biológicas de águas e como Auditor Interno da Qualidade e Meio Ambiente na Mineração São Francisco LTDA em Apodi/RN. Atualmente é membro da comissão que esta implantando a Coleta Seletiva Solidária na Caern. Trabalho como voluntário no programa de capacitação de professores em educação ambiental – PROCEA, realizado pela prefeitura de Mossoró.

Francisca Leidiana Souza, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Bacharela em Turismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2013). Especialista em Educação e Contemporaneidade - IFRN (2015). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino (IFRN/UFERSA/UERN).Experiência como docente na Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ/UFRN; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/Mossoró e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Norte - IFRN. 

Referências

BRASIL. Presidência da República. Lei 12,305/10. Política Nacional dos Resíduos Sólidos – PNRS. Brasília 2010. Disponível em:< http://fld.com.br/catadores/pdf/politica_residuos_solidos.pdf>. Acesso em: 12 de Jul. 2015.

CAVALCANTE, C.R., SOUZA, F.C.S., ALVES, G.S. Estudo do gerenciamento da coleta seletiva dos resíduos sólidos no município de Mossoró-RN. Holos, Natal, ano 27, v.4, p. 51-64, 2011.

COELHO, M.R.F., et al. Coleta seletiva na escola no condomínio na empresa na comunidade no município. Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. (2010). p.24.

FERREIRA, G.O.T., et al. Associação entre grau de instrução e renda no comportamento de separação de materiais recicláveis dos munícipes de Ilha Solteira – SP. BioEng. Tupã, v.6 n.1, p.18-29, jan. 2012.

FIGUEIREDO, F.F. Gestão dos resíduos sólidos no Brasil e seus rebatimentos em Natal, Brasil. Mercator, Fortaleza, v.12, n. 2, p. 145-152, set. 2013.

FRIORI, S., et al. Indicadores urbanos: monitorando o ambiente construído. In: IV Encontro Nacional da Anppas. 4, 2008, Brasília. Anais... Brasília, DF, 2008.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@: Rio Grande do Norte – Mossoró. 2010. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=240800&search=rio-grande-do-norte|mossoro>. Acesso em: 9 de jul. 2012.

MEDEIROS, J.H.D. Gestão dos resíduos para municípios de pequeno e médio porte à luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2011. Monografia (Bacharel em Ciência e Tecnologia) – UFERSA, Angicos - RN.

MOURA, G.S.S. Análise do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos do município de Mossoró-RN. 2011. Monografia (Bacharel em Ciência e Tecnologia) – UFERSA, Mossoró-RN.

MUCELIN, C.A., BELLINI, M. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Sociedade & Natureza, Uberlândia 20 (1). p. 111-124, jun. 2008.

PEGIRS – Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos/RN. (2012). Relatório Síntese. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH/RN. Natal. p.161.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Barros, H. S., & Souza, F. L. (2017). RESÍDUOS URBANOS: DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(2), 188–196. https://doi.org/10.5902/2236499424438

Edição

Seção

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental