ASSISTINDO A GEOGRAFIA - O USO DE FILMES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO GEOGRÁFICO

Autores

  • Heder Rocha Universidad Nacional de La Plata
  • João Carlos Montovani Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Marlene Chagas da Costa Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499421342

Resumo

Esse artigo busca investigar o uso de filmes como complemento didático por professores de Geografia do Ensino Fundamental II, nas escolas públicas da cidade de Bandeirantes PR. Os educadores responderam um questionário formulado para atingir os objetivos da pesquisa. Concluiu-se que a maior parte dos participantes acreditam que o uso de filmes pode ser satisfatório para o ensino de Geografia e costumam usa-los, com algumas ressalvas, em suas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Milton J. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Editora Cortez. 2001.

BARBOSA, Jorge Luiz. Geografia e Cinema: Em Busca de Aproximações e do Inesperado. In CARLOS, A.F A. (org.) A Geografia na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2011.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia e educação. São Paulo: Editora Autores Associados. 2001.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o Lugar para Compreender o Mundo. In CASTROGIOVANNI, Antonio. (org). Ensino de Geografia: Prática e Textualização no Cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2009. 7. Ed. p. 83 – 131.

CASTROGIOVANNI, Antonio. (org). Ensino de Geografia: Prática e Textualização no Cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2009. 7. Ed. 171p

CLAVAL, P.. A Geografia Cultural: o estado da arte. In Manifestações Da Cultura no Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

CORRÊA. R. L.; ROSENDAHL, Z.. Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: UERJ, 2004.

FRESQUET, Adriana. Ceinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horiszonte: Autentica Editora, 2013. 127p

LOPES, Mario Cezar. Construindo uma Maquete par Fins Didáticos. In PIMENTEL, C. S.. Estágio Supervisionado Em Geografia III. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2012. 102 p.

MODRO, Nielson Ribeiro. Cineducação2: Usando o cinema na sala de aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006. p.130.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2013. 5. ed. p. 251.

NETO, Francisco Otávio Landim. Barbosa, MARIA Edivani Silva. O Ensino de Geografia na Educação Básica: uma análise da formação do docente e sua atuação na Geografia escolar. In: Geosaberes, 20p. 2010. Disponível em:<http://www.geosaberes.ufc.br/seer/index.php/geosaberes/article/viewFile/44/pdf10>. Acesso em: 07 abr. 2014.

OLIVA, Jaime Tadeu. Ensino de Geografia: Um Retardo Desnecessário. In CARLOS. A.F.A..(org). A Geografia na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2011. 9.ed. p. 34 – 49.

PIMENTEL, Carla Silva e outros. Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2012. p.120

SANTOS, Franciely Ribeiro. Utilizando o Cinema no Ensino de Geografia. In PIMENTEL, C. S.. Estágio Supervisionado Em Geografia III. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2012. 102 p

SILVA, Joseli Maria; JUNCKES, Ivan Jairo. Conhecimento Geográfico II. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD. 2009. 93p.il.

SOUSA, Rosane Salache de. O Jornal Impresso como Apoio Pedagógico nas Aulas de Geografia. In PIMENTEL, C. S.. Estágio Supervisionado Em Geografia III. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2012. 102 p.

Downloads

Publicado

2017-04-20

Como Citar

Rocha, H., Montovani, J. C., & Costa, M. C. da. (2017). ASSISTINDO A GEOGRAFIA - O USO DE FILMES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO GEOGRÁFICO. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(1), 157–166. https://doi.org/10.5902/2236499421342