ASSISTINDO A GEOGRAFIA - O USO DE FILMES COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO GEOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499421342Resumo
Esse artigo busca investigar o uso de filmes como complemento didático por professores de Geografia do Ensino Fundamental II, nas escolas públicas da cidade de Bandeirantes PR. Os educadores responderam um questionário formulado para atingir os objetivos da pesquisa. Concluiu-se que a maior parte dos participantes acreditam que o uso de filmes pode ser satisfatório para o ensino de Geografia e costumam usa-los, com algumas ressalvas, em suas aulas.Downloads
Referências
ALMEIDA, Milton J. Imagens e sons: a nova cultura oral. São Paulo: Editora Cortez. 2001.
BARBOSA, Jorge Luiz. Geografia e Cinema: Em Busca de Aproximações e do Inesperado. In CARLOS, A.F A. (org.) A Geografia na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2011.
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia e educação. São Paulo: Editora Autores Associados. 2001.
CALLAI, Helena Copetti. Estudar o Lugar para Compreender o Mundo. In CASTROGIOVANNI, Antonio. (org). Ensino de Geografia: Prática e Textualização no Cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2009. 7. Ed. p. 83 – 131.
CASTROGIOVANNI, Antonio. (org). Ensino de Geografia: Prática e Textualização no Cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2009. 7. Ed. 171p
CLAVAL, P.. A Geografia Cultural: o estado da arte. In Manifestações Da Cultura no Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
CORRÊA. R. L.; ROSENDAHL, Z.. Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: UERJ, 2004.
FRESQUET, Adriana. Ceinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horiszonte: Autentica Editora, 2013. 127p
LOPES, Mario Cezar. Construindo uma Maquete par Fins Didáticos. In PIMENTEL, C. S.. Estágio Supervisionado Em Geografia III. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2012. 102 p.
MODRO, Nielson Ribeiro. Cineducação2: Usando o cinema na sala de aula. Joinville, SC: UNIVILLE, 2006. p.130.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2013. 5. ed. p. 251.
NETO, Francisco Otávio Landim. Barbosa, MARIA Edivani Silva. O Ensino de Geografia na Educação Básica: uma análise da formação do docente e sua atuação na Geografia escolar. In: Geosaberes, 20p. 2010. Disponível em:<http://www.geosaberes.ufc.br/seer/index.php/geosaberes/article/viewFile/44/pdf10>. Acesso em: 07 abr. 2014.
OLIVA, Jaime Tadeu. Ensino de Geografia: Um Retardo Desnecessário. In CARLOS. A.F.A..(org). A Geografia na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2011. 9.ed. p. 34 – 49.
PIMENTEL, Carla Silva e outros. Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2012. p.120
SANTOS, Franciely Ribeiro. Utilizando o Cinema no Ensino de Geografia. In PIMENTEL, C. S.. Estágio Supervisionado Em Geografia III. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2012. 102 p
SILVA, Joseli Maria; JUNCKES, Ivan Jairo. Conhecimento Geográfico II. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD. 2009. 93p.il.
SOUSA, Rosane Salache de. O Jornal Impresso como Apoio Pedagógico nas Aulas de Geografia. In PIMENTEL, C. S.. Estágio Supervisionado Em Geografia III. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2012. 102 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.