Distribuição espacial mensal de variáveis físico-químicas em microbacias urbanas em Itaqui, RS

Autores

  • Cassiane Jrayj de Melo Victoria Bariani UFSM
  • Nelson Mario Victoria Bariani UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499410780

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar as mudanças no espaço e no tempo nas concentrações de variáveis fisicoquímicas da água nas microbacias urbanas da cidade de Itaqui, RS. Nesta região foram analisadas as concentração de oxigênio dissolvido, potássio, potencial de hidrogênio, sódio, cloretos e condutividade elétrica nos meses de setembro a novembro de 2010 e 2011. As informações foram submetidas ao teste estatístico de correlação de Pearson, e posteriormente interpoladas por meio do algoritmo "vizinho mais próximo" no software Spring. Os resultados revelam que existe três áreas com dinâmicas distintas: 1) Sul: apresentou concentrações baixas das variáveis analisadas; 2) Jusante da área urbana: apresentou concentrações elevadas; 3) Leste da área urbana: apresentou concentrações elevadas quando a cota do rio Uruguai estava baixa (136 cm). Portanto há evidências que a área urbana do município de Itaqui contribui para o aumento da concentração dos níveis das variáveis fisicoquímicas analisadas neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiane Jrayj de Melo Victoria Bariani, UFSM

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Pampa (2012), graduação em Tecnologia em Agropecuária: Sistemas de Produção pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2008) e mestrado em Geografia: Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente é bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, sensoriamento remoto, geoprocessamento e moodle.

Nelson Mario Victoria Bariani, UNIPAMPA

Possui graduação em Química (1985) e mestrado em Química - Difração de RX - pela Faculdade de Química, Universidad de La República, Uruguai (1993). Doutorado em Física Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Pós-doutorado em física e química aplicadas ao monitoramento de sistemas de tratamento de efluentes, no Departamento de Saneamento e Ambiente, na FEC, Unicamp. Atualmente é Prof. Adjunto da Universidade Federal do Pampa, Unipampa. Tem experiência na área de Propiedades Ópticas e Espectroscopia da Matéria Condensada, aplicada atualmente ao sensoriamento remoto e análise espectroscópico de águas, solos e vegetação. Atua multidisciplinarmente em projetos de pesquisa, ensino e extensão vinculados à sustentabilidade dos Recursos Naturais e ao Monitoramento Ambiental.

Downloads

Publicado

2013-09-17

Como Citar

Victoria Bariani, C. J. de M., & Victoria Bariani, N. M. (2013). Distribuição espacial mensal de variáveis físico-químicas em microbacias urbanas em Itaqui, RS. Geografia Ensino & Pesquisa, 17(2), 167–181. https://doi.org/10.5902/2236499410780

Edição

Seção

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia