Desenvolvimento e industrialização no interior do estado do Rio de Janeiro: uma contribuição para o (raro) debate sobre as peculiaridades regionais

Autores

  • Jorge Sant’Anna dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5902/141465093400

Palavras-chave:

Interiorização, Desenvolvimento, Industrialização

Resumo

O artigo se dispõe a tratar, numa perspectiva histórica, a interiorização do desenvolvimento no Estado do Rio de Janeiro, a partir da focalização desse processo em uma de suas porções mais industrializadas fora do perímetro da atual região metropolitana, o Vale do Paraíba fluminense, onde está localizada uma das mais importantes unidades produtivas do país, a Companhia Siderúrgica Nacional-CSN. Nesse sentido, retoma o debate acerca das origens e da expansão do desenvolvimento capitalista no país que, no caso de São Paulo, maior economia industrial do país, foi condicionado pelo crescimento da atividade cafeeira, em fins do século XIX. No Rio de Janeiro, nesse mesmo período, a produção cafeeira enfrentou profunda crise. No entanto, embora essa região tenha perdido a liderança industrial, manteve-se durante todo o século XX como o segundo PIB do país, a despeito das análises que insistem em qualificar sua economia como desindustrializada e “decadente”. A análise aqui empreendida busca localizar as fontes dos investimentos e identificar alguns empreendedores responsáveis pela continuidade do desenvolvimento industrial no estado, numa tentativa de explicar as alternativas ali encontradas para enfrentar a diminuição da importância da sua agricultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA SOUZA, R. de. A produção de leite no município de Rio Preto (MG): principais desafios para melhoria da renda dos produtores. Valença: Faculdade de Ciências Econômicas da Fundação Dom André Arcoverde, 2005. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas).

ARAÚJO JR., J. T. de e PEREIRA, V. M. C.. Teares sem lançadeira na indústria têxtil. In ARAÚJO JR., José Tavares de (editor). Difusão de inovações na indústria brasileira: três estudos de caso. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1976. (Monografia n.o 24).

CANO, W.. Raízes da concentração industrial em São Paulo. São Paulo: Difel, 1977.

CARVALHO, N.. O encilhamento: anatomia de uma bolha brasileira. Rio de Janeiro: Comissão Nacional de Bolsas/ São Paulo: Bovespa, 2004.

CIDE – Centro de Informações e Dados do Estado do Rio de Janeiro. Anuário Estatístico do Estado do Rio de Janeiro, vol 17. Rio de Janeiro: CIDE, 2001.

FERREIRA, M. de M.. Questões para o estudo da industrialização fluminense. Rio de Janeiro: CPDOC, 1985. Mimeo.

Em busca da idade do ouro: as elites políticas fluminenses na primeira república. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ/Edições Tempo Brasileiro, 1994.

FIGUEIRA, M. R.. As elites do legado: a transferência do capital cafeicultor para a indústria têxtil no município de Valença (1850-1906). Vassouras: programa de Pós-Graduação em História Social do Trabalho/Universidade Severino Sombra, 2004 (Dissertação de Mestrado).

FONTES, A. M. N. e LAMARÃO, S. T. N. Volta Redonda: história de uma cidade ou de uma usina? Revista do Rio de Janeiro. Niterói, v. 1, n. 4, p. 15-24, dez. 1986.

GIDDENS, A.. Política, sociologia e teoria social: encontros com o pensamento social clássico e contemporâneo. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

GOMES, A. de C. e FERREIRA, M. de M.. Industrialização e classe trabalhadora no Rio de Janeiro: novas perspectivas de análise. BIB, Rio de Janeiro, n. 24, PP. 11-40, 2.o semestre de 1987.

IÒRIO, L.. Valença de ontem e de hoje (subsídios para a história do município de Marques de Valença – 1789/1952). Valença: Associação Comercial, 1953.

LOPES, A. C.. A aventura da forma: urbanismo e utopia em Volta Redonda. Rio de Janeiro: E-papers, 2004.

MELO, J. M. C. de. O capitalismo tardio: contribuição à revisão crítica da formação e do desenvolvimento da economia brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1982.

MOREIRA, A. A.. Barra Mansa: imagens e identidades urbanas. Rio de Janeiro: PROURB/UFRJ, 2002. (Dissertação de mestrado).

OLIVEIRA, F. de. Elegia para uma re(li)gião: SUDENE, nordeste, planejamento e conflito de classes. 6.a Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

PIQUET, R.. Moradia operária em Volta Redonda: de símbolo do populismo à lógica capitalista. Espaço e Debates. Rio de Janeiro, 5 (16), 1985. PP. 83-105.

RODRIGUES, I. O., et. al. Médio vale do Paraíba do sul: estado, políticas publicas e organização do espaço (1930-1980). Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, v. 54, n.o 2, abr/jun 1992. PP. 57-82.

SOUZA, C. V. C. de. Pelo espaço da cidade: aspectos da vida e do conflito urbano em Volta Redonda. Rio de Janeiro: IPPUR-UFRJ, 1992. (Dissertação de Mestrado).

STEIN, S.. Origens e evolução da indústria têxtil no Brasil (1850-1930). Rio de Janeiro: Campus, 1979.

Downloads

Publicado

2010-06-01

Como Citar

Santos, J. S. dos. (2010). Desenvolvimento e industrialização no interior do estado do Rio de Janeiro: uma contribuição para o (raro) debate sobre as peculiaridades regionais. Economia E Desenvolvimento, (22). https://doi.org/10.5902/141465093400

Edição

Seção

Artigos