FIDELIZANDO O CLIENTE COM ATENDIMENTO BASEADO NO MARKETING DE RELACIONAMENTO

Autores

  • Eliseu João Frasson Vidotto UFSM
  • Ivan Henrique Vey UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/198109466233

Resumo

Este estudo apresenta alguns fatos que estão ocorrendo nasorganizações em relação a busca e a retenção dos clientes, demonstrandocomo era inicialmente a relação empresa x cliente, passando pela utilização domarketing de massa e a produção em grande escala, até chegar ao momentoatual com a utilização do marketing de relacionamento e a personalização emmassa utilizando-se dos recursos tecnológicos atuais. O maior enfoque está nautilização do marketing, descrevendo a evolução ocorrida nas empresas e asinfluências externas no processo de gestão, passando pela globalização,fornecedores, concorrências e infidelidade dos consumidores. Defende autilização do marketing de relacionamento como meio para fidelizar o clienteatravés da satisfação de suas necessidades, utilizando-se das informações debancos de dados e interatividade constante num verdadeiro sistema deaprendizagem com o cliente para garantir a lucratividade e a continuidade daempresa no longo prazo. Salienta também a existência de um campo deatuação muito grande a ser explorado pela contabilidade, tanto nas empresascomo na pesquisa, para desenvolver novos meios e formas de informaçõespara a tomada de decisões pela administração.

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Como Citar

Vidotto, E. J. F., & Vey, I. H. (2012). FIDELIZANDO O CLIENTE COM ATENDIMENTO BASEADO NO MARKETING DE RELACIONAMENTO. Revista Eletrônica De Contabilidade, 1(2), 71. https://doi.org/10.5902/198109466233

Edição

Seção

Artigos