PERSPECTIVA ATUAL PARA A FORMAÇÃO DO CONTADOR

Autores

  • Tania Moura da Silva UFSM
  • Selia Gräbner UFSM
  • Ana Mariella Bandeira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/198109465786

Resumo

Este artigo visa chamar atenção para a nova postura que deve assumir o profissional da contabilidade frente a um novo mundo, buscando um perfil audacioso para as exigências do mercado globalizado e, assim o seu desenvolvimento e valorização profissional, com responsabilidade social. Para tanto, é necessário compreender a evolução histórica do ensino da contabilidade mostrando a evolução das concepções pedagógicas, visando provar a influência dos métodos de ensino no desempenho deste profissional. A proposta aqui sugerida é de mudança de paradigma, repensando a contabilidade da concepção tradicional e estruturalista para uma abordagem progressista e construtivista.Justifica-se essa pesquisa na medida em que há necessidade de buscar alternativas para melhoria do ensino da contabilidade, avaliando o contexto do ensino e das concepções pedagógicas. Quando o aluno passa a ser sujeito de sua aprendizagem consegue os recursos necessários para o desenvolvimento da ciência, pois ele será construtor de sua aprendizagem adquirindo autonomia e tendo oportunidade de realizar novas descobertas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-09-19

Como Citar

Silva, T. M. da, Gräbner, S., & Bandeira, A. M. (2012). PERSPECTIVA ATUAL PARA A FORMAÇÃO DO CONTADOR. Revista Eletrônica De Contabilidade, 1(1), 31. https://doi.org/10.5902/198109465786

Edição

Seção

Artigos