Estudo de IA baseado em projetos: implantando uma Engine para jogos de tabuleiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190467744

Palavras-chave:

Ciência da Computação, Inteligência Artificial, Aprendizado de máquina, Minimax, Aprendizado por reforço, Jogos de tabuleiro, Teoria dos jogos

Resumo

Jogos de tabuleiros de dois jogadores são amplamente estudados na história da inteligência artificial. Além disso, o aprendizado de jogos lógicos de tabuleiros sempre teve grande impacto no desenvolvimento intelectual de crianças, jovens e adultos. Desse modo, com o desenvolvimento da tecnologia, estudos que relacionam educação e jogos lógicos vêm sendo desenvolvidos. Neste artigo, generalizamos duas diferentes abordagens de implementação de centro de tomada de decisões em jogos lógicos de tabuleiro, mais especificamente o jogo Tapatan. Com ambas as abordagens, foi possível comparar as duas implementações.

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Biografia do Autor

Érika Fernandes Cota, Universidade Federal Do Rio Grand Do Sul (UFRGS)

ÉRIKA COTA é professora associada no Departamento de Informática Aplicada do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Tem interesse em diferentes aspectos de qualidade e confiabilidade de sistemas: teste e verificação de software, teste e projeto visando o teste de sistemas embarcados e móveis, teste e projeto visando o teste de sistemas digitais. Tem interesse ainda em empreendedorismo na área de TIC.

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Publicado

2021-11-17

Como Citar

Lermen, T. S., Fantini, E., & Cota, Érika F. (2021). Estudo de IA baseado em projetos: implantando uma Engine para jogos de tabuleiro. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 5(3), 1–13. https://doi.org/10.5902/2448190467744

Edição

Seção

Artigos PET