Projeto EfiCiência - PET Engenharia Elétrica da Udesc
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448190462017Parole chiave:
Extensão, Eficiência, SustentabilidadeAbstract
O EfiCiência é um projeto de extensão criado, administrado e executado pelo grupo PET Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina, campus Joinville. O projeto atua junto à comunidade e visa transformar seus indivíduos por meio de ações educacionais sobre o uso eficiente e sustentável de recursos. Este documento traz o histórico do EfiCiência e ilustra seus materiais e métodos. São apresentadas também algumas das mais relevantes atividades desenvolvidas, onde nota-se uma grande diversidade de públicos atingidos. Os resultados demonstram a contribuição do EfiCiência para a sociedade e para a formação cidadã e ampla dos integrantes. Espera-se com este artigo auxiliar a outros grupos PET e programas de extensão independentes.Downloads
Riferimenti bibliografici
Brasil (1996). Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 26 out. 2020.
Fracalanza, H., Amaral, I. A., Gouveia, M. S. F. (2013). O ensino de ciências no primeiro grau. Ciências em Foco, 1(1).
Gallo, S. (2001).Transversalidade e meio ambiente. Em: Ciclo de Palestras Sobre Meio Ambiente, p. 15–26, Brasília, Brasil. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/cibec/pce/2001/15-26.pdf. Acesso em: 26 out. 2020.
Jesus, B. A. F. d., Cechinel, R. J., Tondo, G. H., Pedroso, M., Cidral, J. d. C., Hackenberg, A. M., Oliveira, S. V. G., Nascimento, G. d., Souza, C. O. d., Dranka, J. (2016). Programa Procel Edifica em Santa Catarina - análise de edificações residenciais e educacionais no norte de Santa Catarina. Em: 7◦Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), Ouro Preto, Brasil. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/m7pl4ujzcbtcfp6/CBEU_Jesus_Cechinel_Tondo_Pedroso_Cidral_Hackenberg_Oliveira_Souza_Dranka.pdf?dl=0. Acesso em: 27 out. 2020.
Knabben, G. C., Oliveira Jr., M. S. d., Oliveira, G. B. d., Nascimento, G. d., Leal, A. B. (2013). CAT - Ciência ao Alcance de Todos. Em: I Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Joinville, Joinville, Brasil. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/f2kys15v5rj3m2e/FCIT_KNABBEN_OLIVEIRA%20JR_DE%20OLIVEIRA_DO%20NASCIMENTO_LEAL_CAT%20-%20Ci%C3%AAncia%20ao%20Alcance%20de%20Todos.pdf?dl=0. Acesso em: 27 out. 2020.
Massarani, L., editor (2008). Ciência e criança: a divulgação científica para o público infantojuvenil. Museu da Vida, Rio de Janeiro, Brasil.
Oliveira, A. L. d., Obara, A. T., Rodrigues, M. A. (2007). Educação ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 6(3): 471–495.
Squersato, I., Souza, C. O. d., Dezuo, T. J. M. (2019). Projeto EfiCiência no ensino de ciências relacionado ao cotidiano. Em: XXII Encontro Regional dos Grupos PET do Sul do Brasil (XXII SulPET), p. 1–4, Pelotas, Brasil. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1qQ640N3lXGTkCEP0kOBjJqqa0pSJnd_w/view?usp=sharing. Acesso em: 26 out. 2020.
Udesc (2019). Edital 01/2019 - programa de apoio à extensão universitária (PAEX) e programa de incentivo à creditação da extensão universitária (PROCEU). Disponível em: https://www.udesc.br/proreitoria/proex/extens%C3%A3o/editais. Acesso em: 26 out. 2020.
Vasconcellos, E. S. d., Santos, W. L. P. d. (2008). Educação ambiental por meio de tema CTSA: relato e análise de experiência em sala de aula. Em: Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ), p. 1–10, Curitiba, Brasil.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista ComInG.
Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
A carta de direitos autorais deve ser enviada para o e-mail coming@inf.ufsm.br
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.
ENGLISH
Manuscripts accepted and published are the property of the journal ComInG.
The originals must be accompanied by documentation of copyright transfer containing the signature of the authors.
You may not submit full or partial manuscript to another journal. The responsibility of the article's content is exclusive of the authors.
You may not translating into another language without the written permission of the Editor after consultation with the Editorial Board.