Sou Mulher e Posso: projeto de inclusão social e de gênero por meio do ensino de instalações elétricas residenciais para moradoras da Ocupação Nova Santa Marta da cidade de Santa Maria - RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448190461969

Palavras-chave:

Eletricidade Básica, Geografia Feminista, Ocupação Urbana.

Resumo

O projeto ”Sou Mulher e Posso”, realizado em 2018, abordou a importância do protagonismo feminino na construção do espaço urbano. O objetivo foi levar conhecimento à 10 moradoras da ocupacão Nova Santa Marta de Santa Maria (RS) sobre noções básicas de instalacões elétricas residenciais, a segurança necessária neste trabalho e aspectos cotidianos vinculados a eletricidade, a fim de que as mesmas sentissem mais confiança para realizar tarefas atribuídas culturalmente aos homens. O projeto foi desenvolvido por 10 alunas do Programa de Educacão Tutorial Engenharia Elétrica (PET-EE) em parceria com 3 alunas do curso de Comunicação Social e uma mestranda da Pós-Graduação em Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Lombardi, M. R. (2006). Engenheiras brasileiras: Inserção e limites de gênero no campo profissional. Cadernos de Pesquisa, pages 173–2002.

Saffioti, H. I. B. (2003). Gênero e patriarcado: violência contra as mulheres. in:Venturini, G.; Recaman, M.; Oliveira, S. (orgs.). A mulher brasileira nos espaços públicos e privados.

Saffioti, H. I. B. (2013). A mulher na sociedade de classe - mito e realidade. Revista Gênero & Direito, 1.

Scott, J. (1989). Gênero: uma categoria u ́til de análise histórica. Educação e Realidade, 15(2):5–22.

Thiollent, M. (1986). Metodologia da pesquisa-ação. Cortez: Autores Associados, 2th edition.

Downloads

Publicado

2021-01-27

Como Citar

Ziegler, A. J., Kreutz, A. W., Madaloz, J. C., Lersch, T., de Lima, V. L. S., & Gomes, N. R. (2021). Sou Mulher e Posso: projeto de inclusão social e de gênero por meio do ensino de instalações elétricas residenciais para moradoras da Ocupação Nova Santa Marta da cidade de Santa Maria - RS. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 5(1), 1–9. https://doi.org/10.5902/2448190461969

Edição

Seção

Artigos PET