Identificação botânica e anatomia da madeira de Discaria americana Gillies et Hooker

Autores

  • Sidinei Rodrigues dos Santos
  • José Newton Cardoso Marchiori Universidade Federal de Santa Maria
  • Thais Scotti do Canto-Dorow

DOI:

https://doi.org/10.5902/2358198014039

Palavras-chave:

Anatomia da Madeira, Discaria americana, Rhamnaceae

Resumo

O presente trabalho trata da descrição botânica e anatomia da madeira de Discaria americana Gillies et Hooker, com base em material coletado no estado do Rio Grande do Sul. A estrutura microscópica da madeira reúne: elementos vasculares muito curtos a curtos, com placas de perfuração simples e espessamentos espiralados na parede; traqueídeos vasculares abundantes junto a vasos com espessamentos espiralados; parênquima paratraqueal pouco abundante; raios heterogêneos com 1-4 células de largura, compostos principalmente de células quadradas, mas com células eretas na margem; e fibras libriformes não septadas, extremamente curtas a muito curtas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Newton Cardoso Marchiori, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Titular do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria. Formado em Engenharia Florestal pela UFSM. Mestre e Doutor em Engenharia Florestal pela UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

Downloads

Publicado

24-05-2014

Como Citar

Santos, S. R. dos, Marchiori, J. N. C., & Canto-Dorow, T. S. do. (2014). Identificação botânica e anatomia da madeira de Discaria americana Gillies et Hooker. Balduinia, (10), p. 11–20. https://doi.org/10.5902/2358198014039

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.