A Produção de sentido de discursos racistas

o caso Vini Jr no El Chiringuito de Jugones

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497787269

Palavras-chave:

Circulação

Resumo

Durante o programa esportivo espanhol “El Chiringuito de Jugones”, o convidado Pedro Bravo, afirmou que o jogador brasileiro, Vinicius Júnior, deveria parar de “hacer el mono”, ou em livre tradução, “fazer macaquice”. A partir disso, o artigo questiona: de que forma a fala racista, direcionada ao jogador Vinícius Júnior no programa esportivo “El Chiringuito de Jugones”, circulou no X (Twitter) e como os sentidos produzidos pelos atores sociais emergem nesse processo? A partir disso, o objetivo da pesquisa é compreender quais os sentidos que emergem dos atores sociais a partir da fala racista, observando o modo como estes circulam no X (Twitter). No campo teórico, discute-se o conceito de circulação a partir da midiatização e as construções midiáticas do jornalismo esportivo. Como metodologia, baseia-se em um estudo de caso midiatizado, observando três sentidos principais que emergem das disputas de sentido: O racismo em circulação e em lugar de disputa - online e offline; O racismo a partir de lógicas de jogo e um debate entre atores e instituições (coletivos e jornalismo esportivo).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Morrison Kaviski Marcellino, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) na Linha de Pesquisa em Midiatização e Processos Sociais com bolsa CAPES. 

Lidia Paula Trentin, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora e Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Bolsista PROSUP/CAPES.  Técnicas de Pesquisa.

Paulo Henrique Semicek, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (unisinos)

Doutorando em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2021-2025) 

Referências

ALSINA, Miquel Rodrigo; DA SILVA, Laerte José Cerqueira. Ética e Jornalismo: na era da Pós-verdade. Revista Observatório, v. 4, n. 3, p. 708-725, 2018.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.

COIMBRA, Gustavo Amaral; DE SOUSA, Kátia Menezes. Racismo, ressentimento e resistência: o baile de Vinicius Junior sobre o recalque espanhol. Redis: Revista de Estudos do Discurso, n. 12, p. 15-42, 2023.

DOS SANTOS, Silvan Menezes; MEZZAROBA, Cristiano; DE SOUZA, Doralice Lange. Jornalismo esportivo e Infotenimento: a (possível) sobreposição do entretenimento à informação no conteúdo jornalístico do esporte. Corpoconsciência, p. 93-106, 2017.

FAUSTO NETO, Antônio. A circulação além das bordas. Mediatización, sociedady sentido, 2009.

FAUSTO NETO, Antônio. Circulação: trajetos conceituais. Rizoma, Santa Cruz do Sul, v. 6, n. 2, p. 8, dezembro, 2018.

FAUSTO NETO, Antônio. Pisando no solo da mediatização. In: J. Sàágua, F. R. Cádima, (orgs). Comunicação e linguagem: novas convergências. Lisboa: FCSH Universidade Nova de Lisboa, 2015.

KARAM, Francisco José Castilhos. Ética, deontologia, formação e profissão: observações sobre o Jornalismo. Estudos em jornalismo e mídia, v. 1, n. 1, p. 118-130, 2004.

LEMES, Luiz Fernando Rodrigues; TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa. A heteronormatividade na mídia esportiva: a virilidade no discurso do programa Jogo Aberto. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, v. 6, n. 13, 2018.

PADEIRO, Carlos Henrique de Souza. O predomínio do entretenimento no jornalismo esportivo brasileiro. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

ROJAS-TORRIJOS, José Luis. La creciente banalización de los contenidos deportivos. Cuadernos de periodistas: revista de la Asociación de la Prensa de Madrid, 31, 48-56., 2015.

ROSA, Ana Paula. Imagens em espiral: da circulação à aderência da sombra. Revista Matrizes; V.13 -Nº 2 mai./ago. p. 155-177; São Paulo –Brasil, 2019.

ROSA, Ana Paula. Visibilidade em fluxo: os níveis de circulação e apropriação midiática das imagens. Revista Interin, Curitiba. V.21, n.2, p.60-81, jul/dez, 2016.

TEIXEIRA, Engelke Menezes; CLAUDIO, Antonio. Grassroots media activism and the counter-hegemonic narrative of politics. ephemera: theory & politics in organization, v. 20, n. 1, 2020.

WESCHENFELDER, Aline. Estudo de caso midiatizado: estratégia metodológica em pesquisas no contexto da midiatização. IV Seminário Internacional de Midiatização e Processos Sociais, São Leopoldo, Unisinos, 2021.

Downloads

Publicado

18-12-2025

Como Citar

Morrison Kaviski Marcellino, M., Paula Trentin, L., & Henrique Semicek, P. (2025). A Produção de sentido de discursos racistas: o caso Vini Jr no El Chiringuito de Jugones. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 24(52), e024010. https://doi.org/10.5902/2175497787269

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.