Territórios provisórios e suas territorialidades: o caso da Terra Santa
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497784794Palavras-chave:
Práticas socioculturais, Discursos territoriais, ConsumoResumo
A Terra Santa apresenta uma complexa teia de contradições e conflitos armados. O objetivo é entender como ocorre a construção de um território provisório, e suas possíveis territorialidades, a partir de estratégias derivadas do consumo de experiência religiosa. A metodologia é mista, adotando-se o formato de ensaio teórico e a investigação de um estudo de caso na Terra Santa. Os resultados apontam para o crescente avanço do consumo religioso, desempenhando um papel significativo no incremento das peregrinações e visitas a santuários, movimentando, concomitantemente, o setor do turismo religioso e a adoção de estratégias de marketing. Constata-se, os territórios provisórios emergem por intermédio de um imaginário midiático estrategicamente elaborado, exemplificado pelo turismo religioso que se utiliza do conceito de "sagrado" para reconfigurar os próprios territórios, a exemplo da Terra Santa.
Palavras-chave: práticas socioculturais, produção ao consumo, discursos territoriais, território provisório, consumo de experiência.
Downloads
Referências
ALMEIDA, G. G. F. Marca territorial como produto cultural no âmbito do desenvolvimento regional: o caso de Porto Alegre, RS, Brasil. Tese Doutorado em Desenvolvimento Regional, Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil, 2018.
ARAÚJO JÚNIOR, E. M. Consumo de experiência turístico-religiosa na construção de territorialidades na Terra Santa. Tese de Doutorado em Desenvolvimento Regional, PPGDR-UNISC, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul/RS, Brasil, 2020.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Organização e apresentação Márcio Seligmann-Silva; trad. Gabriel Valladão Silva. Porto Alegre, RS: L&PM, 2015
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BOURDIEU, P. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos: Porto Alegre: Zook, 2008
CARÚ, A.; COVA, B. Revisiting Consumption Experience: a more humble but complete view of the concept. Marketing Theory, vV. 3, N. 2, 2003, p. 267-286
DIAS, M. O. L. S. A interiorização da metrópole e outros estudos. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2003.
FEATHERSTONE, M. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Livros Studio Nobel: 1996.
GIUMBELLI, E. Sentidos da Cultura em suas Relações com a Religião: Políticas Culturais e.
HAESBAERT, R. Território, Cultura e Des-territorialização. In: ROSENDAHL, Z; CORRÊA, R. L. Religião, Identidade e Território. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.
MÉO, G. D. Géographie sociale et territoires - L’identité: une médiation essentielle du rapport espace/société, Géocarrefour, v. 77, n 2, 2001, p. 175-184.
PAUL, J.; CRIADO, A. R. The art of writing literature review: What do we know and what do we need to know? International Business Review, 29(4), 101717, 2020.
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. Editora Ática, São Paulo, 1993.
SANTOS, M.; ET. AL. O papel ativo da Geografia: um manifesto. Florianópolis: XII Encontro Nacional de Geógrafos, 1996.
TOMBOLATO, M. A.; SANTOS, M. A. Análise Fenomenológica Interpretativa (AFI): fundamentos básicos e aplicações em pesquisa. Rev. abordagem gestalt., v. 26, n. 3, p. 293-304, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.