Telejornalismo regional e televisão universitária: unidos pelo viver junto na construção da notícia

Autores

  • Paula Regina Puhl PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549778402

Palavras-chave:

telejornalismo regional, televisão universitária, repórter, fonte

Resumo

O artigo discute as aproximações entre o telejornalismo regional e as televisões universitárias, compreendidas como mediadoras dos principais assuntos ocorridos na comunidade da qual elas fazem parte. Para proceder à análise, leva-se em consideração a proximidade entre fonte e repórter na apuração e na apresentação da notícia na TV, a partir das ideias sobre o viver junto de Barthes (2003). O objeto desse estudo é a TV Feevale, que pertence à universidade de mesmo nome, tendo como recorte o seu telejornal diário, o TV Feevale Notícias, por intermédio de uma pesquisa baseada em dados quantitativos e qualitativos. Foi verificado que o telejornal universitário é a única fonte de notícias da região veiculada na televisão. O repórter, por sua vez, tem papel de agente e mediador das questões da comunidade em função da sua proximidade das fontes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Regina Puhl, PUCRS

Paula Regina Puhl graduada em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), mestrado (2001) e doutorado (2003) na mesma instituição. Professora do Curso de Comunicação Social e no Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É lider do projeto de pesquisa: A construção das identidades pelo Telejornalismo local: mapeamento e análise", aprovado pela Fapergs - Pesquisador Gaúcho. É diretora Regional Sul da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e pertence ao GIPTELE - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo.

Downloads

Publicado

10-12-2014

Como Citar

Puhl, P. R. (2014). Telejornalismo regional e televisão universitária: unidos pelo viver junto na construção da notícia. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 13(26). https://doi.org/10.5902/217549778402

Edição

Seção

Dossiê Temático: Mutações do Jornalismo