A estruturação do mercado publicitário de São José dos Campos e Taubaté - SP a partir da instalação das tvs abertas regionais

Autores

  • Giselle da Cunha Estefano Toledo Universidade de Taubaté
  • Monica Franchi Carniello Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549777157

Palavras-chave:

televisão regional, mercado publicitário, regionalização.

Resumo

O mercado publicitário brasileiro passa por um processo de regionalização e interiorização, que ganha evidência a partir da década de 1990. O objetivo geral do artigo foi caracterizar o mercado publicitário do Vale do Paraíba - SP a partir da implantação da televisão aberta regional em São José dos Campos e em Taubaté. A pesquisa caracteriza-se como exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada. A amostra foi selecionada pelo critério de julgamento, focando nos atores sociais participantes do processo de implantação das televisões regionais no Vale do Paraíba - SP. Verificou-se que houve uma estruturação e profissionalização do mercado publicitário regional a partir da chegada da televisão regional aberta, fomentando toda a cadeia produtiva da comunicação.

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Biografia do Autor

Giselle da Cunha Estefano Toledo, Universidade de Taubaté

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional - Universidade de Taubaté

Monica Franchi Carniello, Universidade de Taubaté

Doutora em Comunicação e Semiótica (PUCSP)

Docente do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté - SP

Bolsista da FUNADEP - Projeto mídias sociais, desenvolvido na Anhanguera Educacional

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Publicado

16-07-2016

Como Citar

Toledo, G. da C. E., & Carniello, M. F. (2016). A estruturação do mercado publicitário de São José dos Campos e Taubaté - SP a partir da instalação das tvs abertas regionais. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 15(29). https://doi.org/10.5902/217549777157

Edição

Seção

Artigos Livres