Jornalismo institucional no Twitter: participação e inclusão do leitor como estratégia de legitimação do jornal Zero Hora

Autores

  • Luciana Menezes Carvalho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549777103

Palavras-chave:

Estratégias de legitimação, instituição jornalística, mídias sociais digitais.

Resumo

Neste trabalho, parte-se do pressuposto de que as mídias sociais digitais desencadeiam processos de desintermediação e deslegitimação do campo institucional do jornalismo, e que as organizações que dele fazem parte adotam estratégias para legitimar seu papel social de mediação no uso dessas mídias. Para investigar a questão, desenvolveu-se análise de conteúdo de duas coberturas jornalísticas no perfil do jornal Zero Hora no Twitter, em que foram identificadas quatro categorias principais de uso da ferramenta. Elas indicam estratégias para envolver o leitor e incentivar sua participação nas coberturas.

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Biografia do Autor

Luciana Menezes Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doutoranda no Programa de pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Professora no Centro Universitário Franciscano (Unifra).

Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Comunicação (UFRJ), professora associada e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM.

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Publicado

25-07-2013

Como Citar

Menezes Carvalho, L., & Mariano da Rocha Barichello, E. M. (2013). Jornalismo institucional no Twitter: participação e inclusão do leitor como estratégia de legitimação do jornal Zero Hora. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(23). https://doi.org/10.5902/217549777103

Edição

Seção

Artigos Livres