Govtechs contra a pandemia da Covid-19: o Brasil sem corona (Colab)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497767076

Palavras-chave:

GovTechs. Democracia Digital. Covid-19.

Resumo

A presente pesquisa investiga a possibilidade das GovTechs contribuir para a mediação entre as demandas dos cidadãos e os governos municipais no contexto da pandemia de Covid-19, especificamente é apresentado um estudo de caso da plataforma “Brasil Sem Corona”, uma iniciativa da GovTech Colab, um fenômeno relevante, entre outras razões, por apontar para lógicas da plataformização da comunicação política digital. Foram definidas as seguintes dimensões analíticas: 1) democrática; 2) procedimental; 3) sociotécnica; 4) de inovação; 5) de participação; e 6) captação de recursos. Os resultados indicam que a iniciativa buscou garantir visibilidade para a pauta do monitoramento da Covid-19 no Brasil e a participação dos cidadãos como agentes na produção de informações que subsidiaram decisões de políticas adotadas por parte de municípios que adotaram a plataforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Cristina Santos Rodrigues, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital - INCT.DD e Laboratório de Dados (C2D2). Desempenha pesquisas no Grupo de Pesquisa Comunicação, Internet e Democracia (CID/UFBA); Grupo de Pesquisa sobre Estado, Regulação, Internet e Sociedade - GERIS, Universidade de Brasília (UnB), reúne pesquisadores que integram a rede do Projeto Latinno; e ao Grupo de Pesquisa e Extensão extensão sobre Comunicação pública e Assistência Social - Compass (UnB). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Salvador - UNIFACS, 2016, realizou pesquisas no grupo de Comunicação, Desenvolvimento e Discursos (Com2D/UNIFACS) e é graduanda em Serviço Social pela UFBA. 

Samuel Anderson Rocha Barros, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas.

Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente permanente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom-UFBA). Desenvolveu atividades de pós-doutorado no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Downloads

Publicado

31-03-2022 — Atualizado em 21-04-2022

Versões

Como Citar

Rodrigues, C. C. S., & Barros, S. A. R. (2022). Govtechs contra a pandemia da Covid-19: o Brasil sem corona (Colab). Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 21(45). https://doi.org/10.5902/2175497767076 (Original work published 31º de março de 2022)

Edição

Seção

Comunicação e Indústria Criativa