RURBANIDADE NO “BRASIL PROFUNDO”. ANÁLISE DE SIMILITUDE EM ENTREVISTAS COM JOVENS GAÚCHOS

Autores

  • Nilda Jacks Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mariangela Machado Toaldo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Danillo dos Santos Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497763379

Palavras-chave:

Rurbanidade, Jovem, Convergência Midiática.

Resumo

Apresentamos um estudo sobre jovens (18 a 24 anos) moradores de quatro cidades do interior gaúcho: Itati, Pedras Altas, Porto Vera Cruz e Turuçu. O artigo é parte de uma pesquisa de âmbito nacional chamada Jovem Brasileiro e Práticas Midiáticas em Tempo de Convergência: o “Brasil Profundo” (PROCAD/CAPES). A intenção é compreender a relação dos jovens com as tecnologias digitais em um contexto rurbano - confluência das características comuns às áreas rurais presentes nas áreas urbanas e vice-versa. Realizamos entrevistas estruturadas e processamos os resultados com o auxílio do programa IRAMUTEQ. Através da análise de similitude, verificamos as coocorrências entre as palavras, e os resultados indicam o destaque do uso de redes sociais nas quatro cidades, com especificidades de acordo com o contexto local e suas atividades profissionais - comércio, serviços, agricultura e pesca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilda Jacks, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1993). Pós-doutorado em Comunicação na University of Copenhagen (1999) e na Universidad Nacional da Colombia (2006). Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora PQ/ CNPq.

Mariangela Machado Toaldo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Pós-Doutorado em Comunicação na Universidade Federal do Pará (2016) e na Universidade de São Paulo (2016). Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Danillo dos Santos Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formando do curso de Jornalismo pela Fabico/UFRGS. Bolsista voluntário de iniciação científica do Núcleo de Pesquisa Cultura e Recepção Midiática, coordenado por Nilda Jacks.

Downloads

Publicado

02-12-2020

Como Citar

Jacks, N., Toaldo, M. M., & Lima, D. dos S. (2020). RURBANIDADE NO “BRASIL PROFUNDO”. ANÁLISE DE SIMILITUDE EM ENTREVISTAS COM JOVENS GAÚCHOS. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(41). https://doi.org/10.5902/2175497763379

Edição

Seção

Artigos Livres