TENSIONAMENTOS NARRATIVOS NA COBERTURA JORNALÍSTICA DE BARÃO DE COCAIS (MG)

Autores

  • André Luís Carvalho Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)
  • Karina Gomes Barbosa Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)
  • Marta Regina Maia Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497761343

Palavras-chave:

catástrofe, Gongo Soco, hegemonia discursiva

Resumo

O estado de Minas Gerais, Brasil, passou por dois acontecimentos relevantes em quatro anos: os rompimentos da Barragem do Fundão, em 2015, e da Mina Córrego do Feijão, em 2019. No rastro dessas ocorrências, a cidade de Barão de Cocais vive, desde maio de 2019, momentos de instabilidade com a iminência – anunciada pela mineradora Vale – do rompimento do talude da mina de Gongo Soco. A partir desse acontecimento, problematizamos a cobertura jornalística inicial de dois jornais mineiros, percebendo os tensionamentos entre as narrativas da mineradora e as das comunidades de Barão, tendo como metodologia a análise das marcas da apuração e da composição das matérias, considerando, por fim, que a cobertura privilegiou as informações da Vale, configurando sua hegemonia discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Professor adjunto do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Doutorando de Teoria e História Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.

Karina Gomes Barbosa, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Professora adjunta do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB).

Marta Regina Maia, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Doutora em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

18-11-2021

Como Citar

Carvalho, A. L., Gomes Barbosa, K., & Maia, M. R. (2021). TENSIONAMENTOS NARRATIVOS NA COBERTURA JORNALÍSTICA DE BARÃO DE COCAIS (MG). Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 20(44). https://doi.org/10.5902/2175497761343

Edição

Seção

Artigos Livres