Mulheres na Publicidade: a diversidade de sentidos em anúncios de TV

Autores

  • Priscila Perazzo Docente do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PMC/ USCS) – Doutora em História Social; Coordenadora do Memórias do ABC – Núcleo de Estudos e Laboratório de Produções Midiáticas da USCS.
  • Roberta Esteves Aluna do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PMC/ USCS) – pesquisa desenvolvida com auxílio de Bolsa Fapesp; graduada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda (USCS – 2002/ 05).
  • Valéria Amoris Aluna do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PMC/ USCS) – pesquisa desenvolvida com auxílio de Bolsa CAPES; graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (USCS – 1999/2002).
  • Maria Cecília Katinskas Aluna do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PMC/ USCS). Graduada em Ciências Econômicas (Mackenzie – 1991/95).

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549775760

Palavras-chave:

Publicidade, Cultura, Semiótica, Mulher

Resumo

A publicidade pretende chegar ao consumidor por meio da apresentação de realidades diversas, mas que possam fazer sentido para o grupo que a assiste. Traz consigo aspectos culturais que visam agregar, questionar, revisar ou atualizar valores, comportamentos, relacionamentos, entre outros. Nesse sentido, esse artigo objetiva demonstrar a diversidade de sentidos dos códigos que aparecem nos anúncios publicitários. Trata-se de uma pesquisa documental e os anúncios analisados são dois filmes publicitários - criados para televisão e veiculados em 2010: “Fogão Amigo”, da Nissin; e “Inversão de papéis”, da Fiat - que tratam de questões relacionadas às mudanças no papel social das mulheres na sociedade contemporânea. Conclui-se que os sentidos dos anúncios são diversos e os códigos culturais podem ser acionados de formas ambíguas ou contrastantes.

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Publicado

30-07-2013

Como Citar

Perazzo, P., Esteves, R., Amoris, V., & Katinskas, M. C. (2013). Mulheres na Publicidade: a diversidade de sentidos em anúncios de TV. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 12(23). https://doi.org/10.5902/217549775760

Edição

Seção

Artigos Livres