Mulheres na Publicidade: a diversidade de sentidos em anúncios de TV
DOI:
https://doi.org/10.5902/217549775760Palavras-chave:
Publicidade, Cultura, Semiótica, MulherResumo
A publicidade pretende chegar ao consumidor por meio da apresentação de realidades diversas, mas que possam fazer sentido para o grupo que a assiste. Traz consigo aspectos culturais que visam agregar, questionar, revisar ou atualizar valores, comportamentos, relacionamentos, entre outros. Nesse sentido, esse artigo objetiva demonstrar a diversidade de sentidos dos códigos que aparecem nos anúncios publicitários. Trata-se de uma pesquisa documental e os anúncios analisados são dois filmes publicitários - criados para televisão e veiculados em 2010: “Fogão Amigo”, da Nissin; e “Inversão de papéis”, da Fiat - que tratam de questões relacionadas às mudanças no papel social das mulheres na sociedade contemporânea. Conclui-se que os sentidos dos anúncios são diversos e os códigos culturais podem ser acionados de formas ambíguas ou contrastantes.
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