A COMUNICAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DE “REALIDADE AUMENTADA” E “GAMIFICAÇÃO”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497754863

Palavras-chave:

Comunicação, realidade aumentada, gamificação

Resumo

Este ensaio pretende refletir sobre o campo da comunicação e relacioná-la às reflexões sobre a forma como as organizações planejam, criam e mensuram suas interações com seus públicos de interesse. No intuito de pensar o uso das tecnologias, McLuhan (1967) mostrou que os meios técnicos não são meras máquinas, neutros, ou ainda, avesso ao humano. Entendemos que é preciso dar espaço a uma compreensão ampliada do fenômeno da interação por meios digitais, uma compreensão na qual a recursividade entre as experiências off-line e as online seja vista como algo normal e a tecnologia que a sustenta seja também pensada desde o seu projeto inicial como existindo para um mundo não dissociado, onde realidade virtual e as relações face a faceestão integradas uma à outra.

 

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Biografia do Autor

Carlise Schneider Rudnicki, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora Adjunta no Departamento de Ciências da Comunicação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS. Bacharel em Comunicação Social, Relações Públicas, Mestre e Doutora em Desenvolvimento Rural/ PGDR/UFRGS. Pós-Doutorado na área de Comunicação Organizacional (CAPES/FAPERGS -DOCFIX 09/12) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Trabalha na área de Relações Públicas, desenvolvimento , mobilização e inovação. Atua na área de métricas em redes sociais e metodologias informacionais aplicadas às Ciências Sociais, certificada pela QSR International do software NVIVO.

Francisco Ritter, UFSM

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Psicologia pela Universidad de Buenos Aires (2014). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Email para contato: franciscoritter@gmail.com

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Publicado

11-09-2020

Como Citar

Rudnicki, C. S., & Ritter, F. (2020). A COMUNICAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DE “REALIDADE AUMENTADA” E “GAMIFICAÇÃO”. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(40). https://doi.org/10.5902/2175497754863

Edição

Seção

Artigos Livres