COMBATENDO FAKE NEWS: MAPEANDO PRÁTICAS DE VERIFICAÇÃO NO CORREIO BRAZILIENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497741664

Palavras-chave:

Verificação, Fake News, Apuração

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o funcionamento do Núcleo de verificação Correio Braziliense, na Agência Holofote. Trata-se de um estudo exploratório que busca trazer à tona práticas adotadas no processo de verificação adotadas no jornalismo. Inicialmente, classificamos seis meses de chegarem do Núcleo usando as categorias propostas por Wardle e Derakhshan (2018). A partir dessa observação, fazemos entrevistas semiestruturadas com três profissionais do núcleo de checagem. Os dados coletados indicam que existem rotinas no processo de verificação e cada informação demandará um trabalho diferente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Marques, Universidade Católica de Brasília

Professor do Mestrado em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB). Tem interesse em assuntos relacionados à cibercultura e inovação, com foco em comunicação organizacional, comunicação pública e jornalismo digital. É doutor em comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília, com estágio de doutoramento no exterior (bolsa sanduíche Capes) no Departamento de comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal). Editor da Revista Comunicologia. 

Downloads

Publicado

20-05-2021

Como Citar

Marques, A. (2021). COMBATENDO FAKE NEWS: MAPEANDO PRÁTICAS DE VERIFICAÇÃO NO CORREIO BRAZILIENSE. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 20(42). https://doi.org/10.5902/2175497741664

Edição

Seção

Comunicação e Indústria Criativa