Esta é uma versão desatualizada publicada em 25-07-2022. Leia a versão mais recente.

REDE SOCIAL BELA VISTA: ATIVISMOS URBANOS, REDES E DINÂMICAS COMUNICACIONAIS NO BIXIGA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497740935

Palavras-chave:

Bixiga, ativismo urbano, território

Resumo

Apresentamos aspectos da pesquisa em curso sobre o bairro do Bixiga e focalizamos as ações de um grupo/coletivo: a Rede Social Bela Vista. Conjugando formas de atuação em negociação com lógicas institucionais e comunitárias, a Rede articula lógicas e dinâmicas locais/globais que ocorrem no Bixiga, entre empreendedorismos, economias e práticas culturais alternativas e criativas, em seus limites e possibilidades. Após discutir aspectos históricos e o método utilizado, finalizamos com a análise da Rede. Temos como conclusões parciais que suas práticas refletem elementos da comunicabilidade do urbano, articulando ativismos pelo direito à cidade, usos e apropriações dos territórios, lógicas de produção e consumo cultural contemporâneo e cosmopolita, identidades e modos de estar juntos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Luci Pereira, PPG Comunicação - Universidade Paulista

Pesquisadora do CNPq - Bolsista de Produtividade em Pesquisa. Mestre em História Social (1998) e Doutora em Ciências Sociais - Antropologia (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou três Pós-Doutorados: dois no Brasil, a)no PPG Música da UNIRIO (bolsista PosDoc Sênior FAPERJ - 2012-2013), junto ao GP Música Urbana no Brasil, e outro b) no PPG Comunicação da UFRJ, junto ao NEPCOM (2016-2017); e ainda um Posdoc internacional, no Progranma de Investigación Posdoctoral en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (Red CLACSO de Posgrados e Red INJU (2014-2016). Participa da rede internacional de investigação do Grupo de Trabalho CLACSO Juventudes y Infâncias en América Latina. Professora Titular do PPG Comunicação e Cultura Midiática (Mestrado e Doutorado) da Universidade Paulista - UNIP, onde coordena o URBESOM (Grupo de Pesquisa em Culturas urbanas, Música e Comunicação). Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Comunicação e Culturas Urbanas" da INTERCOM (2017-2020). Vice-presidente da IASPM-LA (Associasión internacional para el estudio de la musica popular – Rama Latinoamericana) (2018-2020). Pesquisa e atua na interface dos campos da Comunicação, Música e Antropologia, com ênfase nos estudos sobre práticas musicais-midiáticas, culturas urbanas, cidades e juventudes; migrações/diásporas, identidades e interações sociais vinculadas às práticas musicais-midiáticas; memória, escuta e música midiática. Tem participado de eventos científicos no Brasil e no exterior e publicado vários trabalhos em anais de eventos, periódicos e livros coletâneas de artigos. Atua como parecerista em periódicos nacionais e internacionais e agências de fomento.

Downloads

Publicado

11-09-2020 — Atualizado em 25-07-2022

Versões

Como Citar

Avelar, M. S. ., & Pereira, S. L. (2022). REDE SOCIAL BELA VISTA: ATIVISMOS URBANOS, REDES E DINÂMICAS COMUNICACIONAIS NO BIXIGA. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(40). https://doi.org/10.5902/2175497740935 (Original work published 11º de setembro de 2020)

Edição

Seção

Artigos Livres