FUTEBOL, POLÍTICA E IDENTIDADE: ANÁLISE DE DISCURSO DE MANIFESTOS DE MOVIMENTOS E ASSOCIAÇÕES DE TORCEDORES

Autores

  • Felipe Tavares Paes Lopes Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497740578

Palavras-chave:

Futebol, Política. Identidade, Movimentos sociais, Análise de discurso.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como associações e movimentos de torcedores que surgiram após a Copa do Mundo de 2014 constroem discursivamente suas identidades em seus manifestos de fundação e de que maneiras configuram as lutas políticas no futebol. Para alcançar esse objetivo, articula as concepções de linguagem, discurso e identidade e realiza uma análise de discurso de viés construcionista. Ao fazer isso, conclui que tais identidades são respostas a fenômenos como a ascensão da extrema-direita ao poder e a estigmatização das torcidas organizadas, bem como representam uma crítica ao status quo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Tavares Paes Lopes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.

Graduado em Comunicação Social (ESPM) e Filosofia (USP), mestre em Psicologia Social (PUC-SP) e doutor na mesma área (USP). Fez pós-doutorado na FEF-Unicamp e no CPDOC-FGV. Atualmente, é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.

Downloads

Publicado

02-12-2020

Como Citar

Lopes, F. T. P. (2020). FUTEBOL, POLÍTICA E IDENTIDADE: ANÁLISE DE DISCURSO DE MANIFESTOS DE MOVIMENTOS E ASSOCIAÇÕES DE TORCEDORES. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 19(41). https://doi.org/10.5902/2175497740578

Edição

Seção

Artigos Livres