JORNALISMO E DESIGN THINKING: UMA APROXIMAÇÃO EM BUSCA DE INOVAÇÕES NO CONTEÚDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497737924

Palavras-chave:

Design Thinking. Jornalismo. Plataformas de redes sociais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo elaborar uma aproximação da abordagem do Design Thinking com pesquisas na área de Jornalismo, na busca de um percurso metodológico que investigue narrativas inovadoras em plataformas de redes sociais. Na análise piloto apresentada, foram utilizadas duas ferramentas do Design Thinking, a jornada do usuário e o mapa de empatia, para extrair, da análise do processo de consumo da notícia por parte do usuário, aferições que otimizem a produção de conteúdo para plataformas que focam na autodestruição do conteúdo, tal como as Stories do Instagram. O foco do artigo é o processo de “familiarização” entre os escopos teórico-metodológicos do Design Thinking e do Jornalismo, trazendo exemplo de aplicabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Pereira de Assis, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutoranda em Jornalismo pelo Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e membro do grupo de pesquisa GIPTele, da UFSC. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Durante o mestrado, foi desenvolvida a pesquisa intitulada "Descendentes de libaneses na política do Maranhão: ascensão econômica, relações pessoais e afirmação política". Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, também, pela UFMA.

Cárlida Emerim, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Pós-doutora em Arte e Semiótica Televisual (UDESC/SC); Doutora em Processos Midiáticos (2004) e Mestre em Semiótica (2000), (UNISINOS)/RS); Especialista em Ensino de Artes Visuais (URCAMP/UFRGS - 1996); Jornalista (1992/PUC/RS). É professora na Graduação e Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele/UFSC/CNPq).

Downloads

Publicado

16-09-2019

Como Citar

Assis, I. P. de, & Emerim, C. (2019). JORNALISMO E DESIGN THINKING: UMA APROXIMAÇÃO EM BUSCA DE INOVAÇÕES NO CONTEÚDO. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(37). https://doi.org/10.5902/2175497737924

Edição

Seção

Metodologías creativas aplicadas a la comunicación. El Desing Thinking e las nuevas posibilidades de crear soluciones