A HISTÓRIA E A MEMÓRIA NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DA NARRATIVA DA EXPERIÊNCIA PARA ATRATIVIDADE DOS PÚBLICOS

Autores

  • Rodrigo Silveira Cogo Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
  • Paulo Nassar Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549773048

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional, Relações Públicas, Memória Organizacional, Storytelling

Resumo

É importante, para a comunicação nas e das organizações, encontrar uma sintonia com indivíduos e grupos de interação num tempo de multiprotagonismo. Este artigo postula que o resgate histórico, através da contação de histórias ou storytelling, conforma-se num formato atrativo e de repercussão, dando visibilidade à mensagem oficial mesmo na diversidade de fontes emissoras e de apelos retóricos. Para além da identificação de componentes estruturais, o texto também focaliza outras dimensões da construção narrativa, como sobre sua relação com a experiência humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Silveira Cogo, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Relações Públicas graduado pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1994), com especialização em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional pela ECA/USP (2010) e mestrando em Ciências da Comunicação na ECA/USP (2010-). É bolsista do CNPq.

Paulo Nassar, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (1982), com Mestrado (2001) e Doutorado (2006) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP/SP. É professor no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da instituição.

Publicado

30-08-2011

Como Citar

Cogo, R. S., & Nassar, P. (2011). A HISTÓRIA E A MEMÓRIA NA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DA NARRATIVA DA EXPERIÊNCIA PARA ATRATIVIDADE DOS PÚBLICOS. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 10(19). https://doi.org/10.5902/217549773048

Edição

Seção

Artigos Livres