Jornalismo literário de viagem internacional: um panorama do cenário autoral brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497728440

Palavras-chave:

Jornalismo literário, Jornalismo de viagem, Jornalista brasileiro

Resumo

Um dos genêros literários mais antigos é a narrativa de viagem. Assim como jornalistas, especialmente os que praticaram o estilo que ficou conhecido como New Journalism, trouxeram técnicas e métodos do romance ficcional para produzir os livros-reportagens, as narrativas de trânsito humano também ganharam espaço dentro do que hoje é chamado Jornalismo Literário. Destarte, a presente pesquisa compartilha o mapeamento feito apresentando o cenário de jornalistas brasileiros que relatam viagens internacionais no formato de livro. Tal levantamento, que integra o projeto de pesquisa Jornalismo Literário de Viagem: Narrativas de Jornalistas Transitando pelo Mundo, foi feito a partir da Análise de Conteúdo, de Bardin (2011) e Hercovitz (2007). Já a base teórica parte principalmente das premissas de Martinez (2016) e Lima (2004). No total, foram identificadas 60 obras do gênero produzidas por 35 jornalistas-escritores viajantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ritter, Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS

Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen. Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2015) com estágio doutoral de um ano pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes na New York University (NYU) em Nova Iorque (Estados Unidos). Mestre em Comunicação Social pela mesma instituição com bolsa Capes (2011). Graduado em Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí, 2006). Atuou como professor temporário nos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus São Borja, e Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e como professor-bolsista do curso de Especialização Mídias na Educação da UFPEL. Tem experiência na área de Comunicação e Letras, com experiência profissional em rádio, portal de notícias, jornal impresso e assessoria de comunicação, além da publicação de artigos que englobam diversos temas relacionados ao Jornalismo e à Comunicação Social. É sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom - n°1759) e do The Paley Center for Media de Nova Iorque (Estados Unidos). 

Downloads

Publicado

02-06-2019

Como Citar

Ritter, E. (2019). Jornalismo literário de viagem internacional: um panorama do cenário autoral brasileiro. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(36). https://doi.org/10.5902/2175497728440

Edição

Seção

Artigos Livres