A PRODUÇÃO COLABORATIVA NO TELEJORNALISMO: UM ESTUDO SOBRE A APROPRIAÇÃO DE CONTEÚDOS PRODUZIDOS PELO TELES-PECTADOR-USUÁRIO PELO SPTV
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497725562Palavras-chave:
Telejornalismo, Notícia, Conteúdo colaborativo, Representações, SPTVResumo
Ferramentas e tecnologias digitais disponíveis possibilitam, na atualidade, que o cidadão atue como colaborador na produção de notícias. Ao capturar a realidade pelas câmeras dos smartphones ou tablets, o espectador-usuário busca compartilhar essas informações “brutas” com o maior número de pessoas possível, por isso o envio desse material para as emissoras de TV se torna um atrativo. Porém, a apropriação desse material informativo pelos jornalistas propicia uma participação efetiva do público na produção da notícia? Para além disso, essa produção colaborativa nas coberturas dos telejornais resulta em relatos mais plurais e contextualizados dos acontecimentos? Em busca dessas respostas, analisamos a utilização do material colaborativo pelo SPTV 1ª edição, um dos principais telejornais exibidos pela TV Globo na cidade de São Paulo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.