Os critérios de noticiabilidade da editoria de esportes no jornalismo impresso do Amapá

Autores

  • Antonio Sardinha Professor da Universidade Federal do Amapá
  • Érica Favacho Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497720482

Palavras-chave:

Critérios de noticiabilidade, A Gazeta, Jornal do Dia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o conteúdo da editoria de esportes dos jornais amapaenses A Gazeta e Jornal do Dia. Para a observação, tomou-se como escopo as edições do período de setembro, outubro e novembro de 2014 de cada diário. Utilizou-se como método a Análise de Conteúdo (Bardin), a partir do estudo dos critérios de noticiabilidade, de Galtung e Ruge. A pesquisa contribui para compreensão da dinâmica de funcionamento da imprensa no interior do país. Constata-se que a abordagem feita pelos veículos em questão não configura um retrato da realidade das práticas locais relacionadas ao universo dos esportes, caracterizando-se por uma cobertura que reúne temas relacionados ao esporte, reproduzindo conteúdos de outros jornais e/ou agências e ignorando a demanda do setor esportivo estadual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Sardinha, Professor da Universidade Federal do Amapá

É professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap).  Doutorando em Comunicação (UNESP).

Este trabalho dedica-se a estudar como as fontes jornalísticas são usadas pelos sites G1 Amapá e SelesNafes.Com nas matérias de cobertura policial. A análise quantitativa e qualitativa demonstra amplo domínio do uso das fontes oficiais pelos veículos de comunicação em foco, deixando em evidência, na grande maioria das vezes, apenas um lado da versão sobre determinado fato. O referido estudo aponta para os riscos que os portais de notícias podem ter ao utilizar e confiar somente nas informações repassadas por fontes oficiais, afetando diretamente na vida dos atores envolvidos, a exemplo de uma condenação ou absolvição prévia.

Érica Favacho, Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal do Amapá

É jornalista na assessoria de Comunicação do Departamento Regional do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – Amapá, desde 2016. Cursando Especialização em Estudos Culturais e Políticas Públicas na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Também foi nesta Instituição de Ensino que concluiu a graduação de Bacharel em Jornalismo, em 2015. É Bacharel em Tradução Português-Francês pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (Iesap).

Downloads

Publicado

22-05-2018

Como Citar

Sardinha, A., & Favacho, Érica. (2018). Os critérios de noticiabilidade da editoria de esportes no jornalismo impresso do Amapá. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(33). https://doi.org/10.5902/2175497720482

Edição

Seção

Artigos Livres