A construção do discurso sobre ciência e saúde em programa da CBN

Autores

  • Bruno Sampaio Garrido Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Adriana Maria Donini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Jéssica de Cássia Rossi Universidade Sagrado Coração/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Alexandre Lopes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Faculdade Marechal Rondon/Faculdade Eduvale

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497713565

Palavras-chave:

Rádio, Ciência, Saúde, Discurso, Enunciação.

Resumo

Este artigo analisa a cobertura sobre doenças crônicas não transmissíveis no programa Saúde em Foco, da Rádio CBN. A investigação contemplou edições do veiculadas entre 01/08/2013 e 20/10/2013 e verificou manifestações de heterogeneidade presentes no fio discursivo, à adequação dos conteúdos ao meio radiofônico e à divulgação científica e elementos constituídos pela enunciação. Para tanto, recorreu-se ao referencial teórico referente à semiótica greimasiana e à análise do discurso de linha francesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Sampaio Garrido, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduado em Jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração, Mestre em Comunicação pela Unesp/Bauru, Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara. Assistente de Suporte Acadêmico do Departamento de Psicologia da Unesp/Bauru.

Adriana Maria Donini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduada em Jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração, Mestre em Comunicação pela Unesp/Bauru, Assessora de Comunicação e Imprensa do Instituto de Biociências da Unesp/Botucatu.

Jéssica de Cássia Rossi, Universidade Sagrado Coração/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduada em Relações Públicas pela Unesp/Bauru, Mestre em Comunicação pela Unesp/Bauru, Doutoranda em Ciências Sociais pela Unesp/Marília. Docente do curso de Relações Públicas da Universidade do Sagrado Coração.

Alexandre Lopes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Faculdade Marechal Rondon/Faculdade Eduvale

Graduado em Enfermagem pela Universidade Paulista, Doutorando em Anestesiologia pela Unesp/Botucatu, Preceptor de Estágio em Graduação de Enfermagem em UTI e Pronto Socorro e Emergência pela Faculdade Marechal Rondon. Professor do Curso de Graduação em Enfermagem na Faculdade Eduvale de Avaré.

Downloads

Publicado

16-07-2016

Como Citar

Garrido, B. S., Donini, A. M., Rossi, J. de C., & Lopes, A. (2016). A construção do discurso sobre ciência e saúde em programa da CBN. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 15(29). https://doi.org/10.5902/2175497713565

Edição

Seção

Artigos Livres