RESGATE E CRÍTICA DA CONCEPÇÃO MODERNA DE CIDADANIA: PERSPECTIVAS DE DISCUSSÃO ABERTAS POR TEÓRICOS PÓS-COLONIAIS

Autores

  • Anna Clara Lehmann Martins Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316305425387

Resumo

Este artigo propõe trajeto de resgate e crítica da concepção moderna de cidadania. Primeiro, busca-se, por meio de pesquisa bibliográfica, delimitar o universo teórico-conceitual da cidadania dentro do contexto da modernidade e da colonialidade, destacando a relação entre cidadania e direitos. O segundo momento deste trabalho dedica-se a tecer reflexão crítica sobre a construção obtida na primeira parte, a partir de pontos de vista pós-coloniais. Intenta-se trazer a lume o corte essencialista do binômio eu-cidadão/outro-não cidadão, presente não apenas em discursos provenientes de centros de poder institucionalizado, mas também em instâncias de resistência e crítica da postura estatal. Sugere-se, enfim, uma terceira via: a do homem livre que se constroi no encontro com outros homens, perspectiva que se desenvolve em duas ramificações pertinentes à cidadania: o reconhecimento do direito enquanto processo e da diferença entre sujeitos enquanto produto de relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Clara Lehmann Martins, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em História da Cultura Jurídica – Ius Commune. (UFSC/CNPq) e do Núcleo de Direito Informacional (NUDI/UFSM)

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Lehmann Martins, A. C. (2017). RESGATE E CRÍTICA DA CONCEPÇÃO MODERNA DE CIDADANIA: PERSPECTIVAS DE DISCUSSÃO ABERTAS POR TEÓRICOS PÓS-COLONIAIS. Revista Direitos Emergentes Na Sociedade Global, 5(1), 146–171. https://doi.org/10.5902/2316305425387

Edição

Seção

Doutrina Nacional - Artigos científicos