RELAÇÕES VIRTUAIS DE CONSUMO: PERSPECTIVAS DE DIREITOS NO E-COMMERCE

Autores

  • Vinicius de Souza Jensen Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Vitor Hugo do Amaral Ferreira Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

DOI:

https://doi.org/10.5902/231630546053

Resumo

O presente estudo perfaz uma abordagem crítica em face às relações de consumo atuais e a forma como interagem com a tecnologia. Sabe-se que o comércio eletrônico é um fenômeno recente e crescente decorrente da tecnologia da informação que evolui a passos largos. Neste enfoque, busca-se suprir as lacunas legislativas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) quanto ao consumo virtual e estender a proteção aos consumidores virtuais. Neste contexto, importante a abordagem quanto ao consumo via internet e as implicações decorrentes desse novo meio de consumir em contraste com os já conhecidos elementos característicos da relação de consumo presencial e os conceitos principiológicos aplicáveis ao comércio eletrônico. Em que pese analisa-se o Anteprojeto de Atualização do CDC que propõe mudanças a este, incluindo o comércio eletrônico e suas peculiaridades à extensão do código protetivo. Por fim, o tema é enfrentado a partir da análise do entendimento e posicionamento do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul diante das decisões exaradas sobre o comércio eletrônico e a aplicabilidade do CDC.

 

http://dx.doi.org/10.5902/231630546053

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Biografia do Autor

Vinicius de Souza Jensen, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Acadêmico do Curso de Direito, do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Membro do Grupo de Estudos Política e Sociedade de Consumo, no campo temático comércio eletrônico.

Vitor Hugo do Amaral Ferreira, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Advogado, Professor universitário, Docente no Curso de Direito, do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Mestre em Integração Latino Americana (UFSM), Coordenador do Grupo de Estudos Política e Sociedade de Consumo, Membro Diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor.

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

Jensen, V. de S., & Ferreira, V. H. do A. (2012). RELAÇÕES VIRTUAIS DE CONSUMO: PERSPECTIVAS DE DIREITOS NO E-COMMERCE. Revista Direitos Emergentes Na Sociedade Global, 1(1), 94–119. https://doi.org/10.5902/231630546053

Edição

Seção

Doutrina Nacional - Artigos científicos