Espontaneidade da Inovação no Setor dos Moldes Português
Resumen
O conhecimento e a inovação constituem fontes de vantagem competitiva sustentável no atual ambiente complexo e turbulento, motivado, na sua essência, pela globalização. Gerir o conhecimento é tarefa árdua, difícil, complexa e exigente. A espontaneidade da inovação é assumida como uma parte integrante e fundamental da estratégia que envolve várias características, e à qual demos relevo neste trabalho. A gestão e a coordenação desta característica potenciam a excelência organizacional. A gestão eficaz da espontaneidade permite diferenciar, inovar e criar vantagem competitiva. Esta constatação foi analisada através de um estudo de caso efetuado junto de dois atores institucionais da indústria portuguesa dos moldes. Com o objetivo de observar esta característica e compreender de que forma os dois atores estudados a codificam, criam e a transferem, foi estudada a relação diádica, ou seja, a cooperação existente entre a Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL) e o Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE). No total, foram realizadas duas entrevistas em profundidade. O estudo mostra que a cooperação é fundamental para obter valor acrescentado através da inovação espontânea.
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