A COOPERAÇÃO BRASILEIRA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO NOS PALOPS NO PERÍODO 2000-2012: PRINCIPAIS ATORES E PROJETOS

Autores

  • Danielle Regina Ullrich Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rosinha Machado Carrion Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Cooperação Sul-Sul, Educação, Brasil, PALOPs.

Resumo

A partir da perspectiva da cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento, discursivamente apresentada como um processo de parceria entre países semiperiféricos e periféricos para fins de vantagens mútuas, o presente artigo, de natureza teórica, tem por objetivo provocar a reflexão acerca dos termos em que está se dando a cooperação entre Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs). Para tal, apresenta os projetos e investimentos realizados pelo Brasil, nos últimos doze anos, no conjunto dos PALOPs, notadamente na área de educação com destaque para os atores por eles responsáveis. Os dados coletados revelam que 77,45% dos projetos de cooperação brasileira na África, estão sendo realizados nesses países, sendo que a área da educação é que mais está recebendo recursos (15,53%) alocados, principalmente, em formação profissional, alfabetização e formulação de políticas públicas para a educação. A conclusão a que se chega é que o direcionamento das ações de cooperação está em consonância com objetivos e estratégias da Política Externa Brasileira (PEB), refletindo tanto os objetivos de natureza política e econômica almejados pelo país, como as questões de natureza cultural em face a proximidade linguística e a matriz colonial comum ao Brasil e aos referidos países lusófonos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Regina Ullrich, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB/2009). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS) e bolsista do CNPq.

Rosinha Machado Carrion, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pós-Doutora pelo Institute de Recheche Pour le Développement (2011/Université de Paris I/Sorbonne); Doutora em Administração (1998/UFRGS). Também realizou a formação de Doutorado en Sociologie Clinique na Université de Paris VII (Jussieu-Sorbonne), possui Mestrado em Sociologia das Organizações (PUCRS/1976), graduação em Sociologia (UFRGS/1972), e é licenciada em Literatura e Língua Inglesa (UFRGS/1969). Atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS).

Downloads

Publicado

19-05-2014

Como Citar

Ullrich, D. R., & Carrion, R. M. (2014). A COOPERAÇÃO BRASILEIRA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO NOS PALOPS NO PERÍODO 2000-2012: PRINCIPAIS ATORES E PROJETOS. Revista Sociais E Humanas, 27(1), 146–160. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/7847

Edição

Seção

Artigos Livres