CULTURAS POPULARES E POLÍTICAS CULTURAIS NO BRASIL: A NAÇÃO E SUAS MARGENS

Autores

  • Caio Csermak Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Comunidades de Cultura Popular Tradicional, Cultura Popular, Políticas Culturais, Ministério da Cultura.

Resumo

O presente artigo trata das políticas públicas do Ministério da Cultura (MinC) com foco nas culturas populares durante o período 2003-2010 (gestões Gilberto Gil e Juca Ferreira). Para isso, discorro sobre a relação entre Estado, academia e culturas populares no Brasil, buscando compreender o processo de apropriação seletiva destas por um Estado homogeneizante e uma produção acadêmica reificadora. Tal processo não ocorreu sem um movimento de resistência do que chamo de comunidades de cultura popular tradicional, que inclui a aproximação e apropriação do Estado e de conceitos acadêmicos por parte destas comunidades, como o próprio conceito de cultura popular. Partindo do protagonismo destas comunidades, proponho que a análise se dê com foco nas comunidades de cultura popular tradicional, articulando com este conceito não apenas as manifestações simbólicas, mas também os sujeitos coletivos e seus territórios. Por fim, realizo uma análise crítica destas políticas culturais do MinC, pensando nas demandas e especificidades das comunidades de cultura popular tradicional em contraste com as do mercado de bens culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Csermak, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, mesma instituição em que atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-UnB. Trabalhou como consultor por dois anos na atual ONU Mulheres, Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, nas áreas de orçamento e gênero e promoção da igualdade de gênero, raça e etnia.

Downloads

Publicado

19-05-2014

Como Citar

Csermak, C. (2014). CULTURAS POPULARES E POLÍTICAS CULTURAIS NO BRASIL: A NAÇÃO E SUAS MARGENS. Revista Sociais E Humanas, 27(1), 37–57. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/6060

Edição

Seção

Artigos Livres