NOVOS PAPÉIS DOS DIRETORES ESCOLARES: DESAFIOS E QUESTÕES PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Maria de Fátima Magalhães de Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Palavras-chave:

Gestçao escolar, Gestão democrática, Diretores escolares, Conselhos escolares

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o funcionamento dos conselhos escolares como uma das estratégias da gestão democrática em escolas do ensino fundamental com bons resultados em exames nacionais. A pesquisa, um estudo de caso, considerou as abrangentes funções dos diretores escolares em face da capilaridade social da escola, e das mudanças na performance e no espectro jurídico dos conselhos ocorridas nas últimas décadas. Considerou ainda, o perfil dos diretores, a percepção dos professores sobre a gestão e as dinâmicas dos conselhos. Reporta-se aos dados de um survey aplicado junto a quatro escolas públicas da rede municipal do Rio de Janeiro, aos questionários aplicados aos diretores e professores, entrevistas, análise documental e observações. A análise dos dados evidenciou que a gestão democrática e os correlatos mecanismos de participação não se efetivam plenamente e os conselhos escolares, em particular, se constituem como instrumentos predominantemente protocolares. Argumenta-se, na análise, que as mudanças ocorridas contribuem para as incongruências no exercício democrático deste organismo na gestão escolar.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Magalhães de Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Mestre em Educação pela PUC-Rio. Doutoranda em Ciências Humanas - Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. Participa do Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação - SOCED. Estatutária da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, na função de Diretor de Escola.

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Publicado

03-09-2013

Como Citar

Lima, M. de F. M. de. (2013). NOVOS PAPÉIS DOS DIRETORES ESCOLARES: DESAFIOS E QUESTÕES PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO. Revista Sociais E Humanas, 26(2), 243–259. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5969

Edição

Seção

Artigos Livres