O PIONEIRISMO DAS ALUNAS DA FACULDADE DE DIREITO DE PELOTAS-RS: A INCLUSÃO FEMININA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Valesca Brasil Costa unisinos

Palavras-chave:

História da Educação, Mulher, Direito, Precursoras, Inclusão

Resumo

Este trabalho tem por objetivo abordar sobre a memória das ex-alunas da Faculdade de Direito de Pelotas-RS. A primeira fase da pesquisa é a revisão bibliográfica, com obras de História da Educação, e Ensino Jurídico, a segunda fase teve como local a Biblioteca Pública Pelotense e a Faculdade de Direito de Pelotas. Este trabalho resgata mulheres que fizeram a história da Faculdade de Direito de Pelotas, Heloísa do Nascimento ( primeira professora de Direito da Brasil), Sophia Galanternick, (primeira mulher Promotora Pública no RS),  Maria Soares, (juíza de Direito no interior do RS), Rosah Russomano, (primeira mulher a receber título de Professora Emérita na UFPel),  Gilda Russomano (que deu a honra de ser a primeira mulher no Brasil a ser diretora de uma Faculdade de Direito), e por fim  Lia Palazzo, (aluna desta casa e também diretora com destaque nesta instituição). O que  percebemos neste momento da pesquisa, é que essas  mulheres  superaram através da educação o preconceito e a limitação imposta por uma sociedade patriarcal e foram pioneiras em suas profissões no campo jurídico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valesca Brasil Costa, unisinos

Bacharel em Direito (UCPel), Licenciada em Filosofia (UFPel), Mestre em educação(UFPel) e Doutoranda em educação(UNISINOS). Pesquisa em andamento que aborda sobre a presença da mulher na Faculdade de Direito de Pelotas-RS, mostrando a educação como insturmento de inserção da mulher na sociedade.

Downloads

Publicado

27-12-2012

Como Citar

Costa, V. B. (2012). O PIONEIRISMO DAS ALUNAS DA FACULDADE DE DIREITO DE PELOTAS-RS: A INCLUSÃO FEMININA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. Revista Sociais E Humanas, 25(2), 199–206. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2738

Edição

Seção

Artigos Livres