O TRABALHO IMATERIAL E O CORPO DO ATOR

Autores

  • Sonia Regina Vargas Mansano Universidade Estadual de Londrina
  • Gabriela Pereira Sanches Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Corpo, Arte, Psicologia, Trabalho imaterial

Resumo

O corpo ocupa espaço de destaque no tempo atual, fato que é perceptível na crescente preocupação com a estética e a saúde por parte de uma parcela significativa da população. No campo do trabalho, mais especificamente, recaem uma série de exigências que colocam o trabalhador em alerta sobre sua aparência e bem-estar. Atenta a esse cenário contemporâneo, a presente pesquisa buscou analisar as exigências que recaem sobre o corpo do trabalhador, especificamente na profissão de ator. Nesse sentido, buscou problematizar dois pontos: quais as metamorfoses corporais exigidas do ator e seus efeitos subjetivos. E, em seguida, como o mercado de trabalho interfere na produção do corpo do ator, definindo seus contornos, suas habilidades e suas características. Para isso, foi adotada uma análise qualitativa, coletando em documentos de domínio público dois depoimentos de atoras profissionais que relatam sua relação com o corpo, o cotidiano do trabalho, bem como as exigências ligadas à beleza e saúde. Como conclusão parcial, pode-se dizer que o corpo do ator é permanentemente solicitado a vivenciar mudanças tanto estéticas quanto afetivas, o que produz efeitos subjetivos os mais diversos que podem fazer dessa profissão um desafio e uma experimentação cotidianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Regina Vargas Mansano, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Docente do Programa de Pós-graduação em Administração e do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina.

Gabriela Pereira Sanches, Universidade Estadual de Londrina

Dicente do curso de graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

15-03-2015

Como Citar

Mansano, S. R. V., & Sanches, G. P. (2015). O TRABALHO IMATERIAL E O CORPO DO ATOR. Revista Sociais E Humanas, 27(3), 51–59. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/14165

Edição

Seção

Artigos Livres