Sobre Mérito e Desigualdade: a Questão de Cotas para Negros nas Universidades Públicas

Autores

  • André Augusto Brandão
  • Mani Tebet A. de Marins

Palavras-chave:

Educação superior, Relações raciais, Mérito

Resumo

Este trabalho avaliou discursos relativos à implementação de políticas de cotas para negros em universidades públicas, formulados por alunos pretos e pardos que cursavam cursinho pré-vestibular gratuito para negros na periferia da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e as opiniões sobre tais políticas emitidas por alunos e professores de escolas públicas de ensino médio na mesma região. Nossos objetivos foram: a) compreender como a idéia de ação afirmativa, traduzida na imagem das cotas ou reserva de vagas, era elaborada e representada por jovens negros que estavam prestes a se submeter a um concurso vestibular em que poderiam realizar tal opção e b) verificar em que medida estas discursividades se relacionavam com propostas de defesa das cotas produzidas em instâncias políticas e acadêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Brandão, A. A., & de Marins, M. T. A. (2010). Sobre Mérito e Desigualdade: a Questão de Cotas para Negros nas Universidades Públicas. Revista Sociais E Humanas, 19(1), 103–113. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1350

Edição

Seção

Artigos Livres