VAREJO ONLINE: ESTUDO DOS ESTÍMULOS DA ATMOSFERA DE LOJA À LUZ DE EROGLU

Autores

  • Josemeire Alves Gomes Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Alexandre Ramos de Moura Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Jane Costa de Menezes Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Polyana Karina Mendes Ximenes Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Palavras-chave:

Varejo online, Atmosfera de loja virtual, Supermercado virtual, Estímulos do ambiente.

Resumo

Os efeitos da atmosfera de loja no comportamento de compra têm sido objeto de estudo de diferentes pesquisas na área de marketing. Mais recentemente, com o crescimento do varejo online, a atmosfera da loja virtual também vem sendo estudada, principalmente através de comparações com as lojas físicas. Este artigo teve como objetivo analisar como os estímulos presentes na atmosfera de loja propostos no modelo de Eroglu et al. (2001) são desenvolvidos pelos supermercados sediados no ambiente virtual. Para tanto, utilizou-se a netnografia em uma amostra de oito supermercados localizados no território brasileiro. Os resultados demonstram que os supermercados desenvolvem mais efetivamente os estímulos do ambiente diretamente relacionados ao fechamento da compra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josemeire Alves Gomes, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutoranda em Administração pela UNIFOR.

Alexandre Ramos de Moura, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestrando em Administração pela UNIFOR.

Jane Costa de Menezes, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestranda em Administração pela UNIFOR.

Polyana Karina Mendes Ximenes, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutoranda em Administração pela UNIFOR.

Danielle Miranda de Oliveira Arruda, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutora em Administração pela Université de Nice, França. Professora de Marketing no PPGA - UNIFOR e no curso de graduação em Administração da UECE.

Downloads

Publicado

17-12-2014

Como Citar

Gomes, J. A., Moura, A. R. de, Menezes, J. C. de, Ximenes, P. K. M., & Arruda, D. M. de O. (2014). VAREJO ONLINE: ESTUDO DOS ESTÍMULOS DA ATMOSFERA DE LOJA À LUZ DE EROGLU. Revista Sociais E Humanas, 27(2), 09–25. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/12513

Edição

Seção

Artigos Livres