A idéia do sujeito em Descartes e seu significado para a filosofia moderna
DOI:
https://doi.org/10.5902/231717581049Palavras-chave:
Dúvida, Sujeito, Filosofia ModernaResumo
Este artigo pretende se inscever na discussão cartesiana a cerca da constituição do sujeito moderno bem como de sua importância para a filosofia moderna. A relevância deste artigo consiste em esclarecer em que medida a dúvida cartesiana permite a descoberta do sujeito moderno e de sua importância para as discussões filosóficas da modernidade. A discussão que ora se coloca, permite o esclarecimento de algumas questões que nortearam as formulações cartesianas e que podem contribuir para uma melhor compreensão da noção de sujeito.Downloads
Referências
ALQUIÉ, Ferdinand. A Filosofia de Descartes. Traduzido por M. Rodrigues Martins. 2. ed. Lisboa: Editorial Presença. 1986.
ALVARENGA, Etel. Descartes e o conceito de consciência de si nas Meditações. Revista de Filosofia, V. I. p. 3-14, Paraíba: dez. 1991.
BICCA, Luiz. Racionalidade Moderna e Subjetividade. São Paulo: Edições Loyola, 1997.
COSSUTA, Fréderic. Interpretação de textos filosóficos. São Paulo: Martim, FonteS, 1994.
COTTINGHAM, John. A Filosofia de Descartes. Traduzido por Maria do Rosário S. Guedes. LiSboa: Edições 70. 1989.
DESCARTES, René. Discurso do Método. Traduzido por J. Guinsburg e B.P. Júnior. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural. 1987. (Os Pensadores)
DESCARTES, René. Meditações. Traduzido por J. Guinsburg e B. P. Júnior. 4. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1987- 1988. (Os Pensadores)
DESCARTES, René. Regras para a Direção do Espírito. Traduzido por João Gama. Lisboa: Edicões 70, 1985.
LANDIM, Raul. Evidência e Verdade no Sistema cartesiano. São Paulo: Loyola, 1992.
LEOPOLDO E SlLVA, Franklin. Decartes - A metafísica da modernidade . São Paulo: Editora Moderna. 1993.
MARION, Jean Luc. Sur la théologie blanche de Descartes. Paris: Press Universitaires de France, 1981.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Sociais e Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.