Balduinia

O periódico Balduinia foi concebido em 2004, inicialmente como “Boletim” do Herbário do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Santa Maria e seu primeiro número veio a lume em janeiro de 2005. A partir do terceiro número, por exigência de registro junto ao ISSN, o periódico passou à categoria de “Revista”.


O nome do periódico presta homenagem ao padre jesuíta gaúcho Balduíno Rambo, um dos mais importantes botânicos e fitogeógrafos brasileiros do século vinte. Desde o início, os objetivos de Balduiniaseguem os mesmos, explicitados na contracapa de seu primeiro número: “Contribuir para o conhecimento da flora sul-brasileira com publicações originais nas áreas de Taxonomia Vegetal, Florística e Anatomia da Madeira”.

Em setembro de 2012, a revista foi realocada na estrutura do Departamento de Ciências Florestais da UFSM, passando do “Herbário” para o “Núcleo de Estudos Botânicos Balduíno Rambo”, criado pelo Colegiado Departamental, a 13 de setembro de 2011 (Ata 04/11), como “grupo interinstitucional de pesquisadores que se dedicam ao estudo da flora, vegetação e fitogeografia sul-brasileira, em especial do Bioma Pampa”.


n. 53 (2016)


Capa da revista