A participação nas decisões por meio da representação por delegados nas assembleias gerais do SICOOB COOPEMATER/PA

Autores

  • Roberto Tadeu Ramos Morais

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043219329

Palavras-chave:

Participação. Assembleias. Gestão Democrática. Associados

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar a percepção dos associados na participação das decisões nas assembleias gerais representados por seus delegados na Cooperativa SICOOB COOPEMATER. Na metodologia se utilizou o estudo de caso exploratório, a pesquisa Survey, a pesquisa quantitativa e como instrumento de coleta de dados o questionário estruturado,enviado pela Internet aos associados da cooperativa. O resultado demonstrou que os cooperados estão satisfeitos e com o sentimento de participação nas decisões da cooperativa através da representação por delegados, entretanto a participação ainda é muito baixa. Considerando o princípio da gestão democrática pelos associados nos processos de gestão das cooperativas, conclui-se que a educação cooperativista é uma estratégia que pode trazer conseqüências positivas na compreensão dos associados sobre a importância de sua participação em seus diferentes níveis organizacionais e na gestão democrática da cooperativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL. Disponível em < http://www.ica.coop>. Acesso em 20 de dezembro de 2013.

BASSO, R.A.; DUARTE, E., e FLORES, A.J. O programa a união faz a vida: uma experiência de educação cooperativa nas comunidades da região da produção. In: Revita Reflexão Cooperativista. Porto Alegre: SESCOOP, 2012.

BIRCHALL, J. e SIMMONS, R. Whats motivates members to participate in cooperative and mutual business? Annals of public e cooperative economics, v. 75, n.3, p. 465-495, sep. 2004.

BORDENAVE,J.E.D. O que é participação? São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRANDALISE, L.T. Modelos de medição de percepção e comportamento: uma revisão. Relatório Técnico. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), 2005. Disponível em <http://www.lgti.ufsc.br/brandalise.pdf>. Acesso em: 15 out. 2014.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Morais, R. T. R. (2016). A participação nas decisões por meio da representação por delegados nas assembleias gerais do SICOOB COOPEMATER/PA. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 2(4), 71–82. https://doi.org/10.5902/2359043219329