AMBIÊNCIA DA PEDIATRIA: PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NAS CRIANÇAS INTERNADAS

Autores

  • Juliane Portella Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
  • Adriane Maria Netto de Oliveira Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.
  • Giovana Calcagno Gomes Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Rio Grande (FURG).
  • Maira Buss Thofehrn Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil
  • Marina Soares Mota Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583422362

Resumo

Objetivo: investigar os reflexos da ambiência da unidade de pediatria na produção de subjetividades nas crianças internadas, segundo a perspectiva dos profissionais de enfermagem. Metodologia: estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa realizado com 20 profissionais de enfermagem atuantes nas unidades de pediatria de dois Hospitais Universitários. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, organizadas e tratadas pelo software Nvivo 10. Resultados: os profissionais de enfermagem apontam que desde a entrada na Unidade de Pediatria há a produção de subjetividades nas crianças, sendo percebida por eles por meio de reações de estranhamento ao ambiente quedificultam a interação com elas, bem como a realização das ações de cuidado. Conclusão: faz-se necessário lançar mão de aspectos humanos como acolhimento, receptividade, calma, carinho e atenção, de forma a contribuir para que a criança perceba o ambiente hospitalar e os profissionais de enfermagem de forma menos traumática e agressiva.

Descritores: Ambiente de Instituições de Saúde; Humanização da Assistência; Pediatria; Criança Hospitalizada; Enfermagem.

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Biografia do Autor

Juliane Portella Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Enfermeira. Psicóloga. Especialista em Saúde Mental no Contexto Multidisciplinar. Doutora em Enfermagem. 

Adriane Maria Netto de Oliveira, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.

Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Adjunta, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.

Giovana Calcagno Gomes, Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

Doutora em Filosofia da Enfermagem. Professora Adjunta, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS, Brasil.

Maira Buss Thofehrn, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Pós-Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Marina Soares Mota, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.

Doutoranda em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil.

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Publicado

2017-05-23

Como Citar

Ribeiro, J. P., Oliveira, A. M. N. de, Gomes, G. C., Thofehrn, M. B., & Mota, M. S. (2017). AMBIÊNCIA DA PEDIATRIA: PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NAS CRIANÇAS INTERNADAS. Saúde (Santa Maria), 43(1), 123–132. https://doi.org/10.5902/2236583422362

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