DIMENSÕES QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DO TRABALHO HOSPITALAR: INTERFACE COM A CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Autores

  • Fabieli Borges Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Cascavel/PR
  • Denise de Fátima Hoffmann Rigo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Cascavel/PR
  • Thaís Vanessa Bugs Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Cascavel/PR
  • Andressa Morello Kawamoto Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Cascavel/PR
  • João Lucas Campos de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
  • Ronaldo Luiz Barboza Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
  • Anair Lazzari Nicola Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583419354

Resumo

Objetivou-se analisar a cultura de segurança do paciente entre a equipe multiprofissional hospitalar quanto às dimensões que tratam do qualitativo organizacional e o quantitativo de pessoal. Procedeu-se pesquisa descritiva, quantitativa, com a participação de 71 profissionais de um hospital de ensino público do interior do Paraná, que responderam ao questionário “Hospital Survey on Patient Safety Culture”. A análise estatística descritiva foi procedida às dimensões de aprendizado organizacional (qualitativa) e dimensão de pessoal (quantitativa) do referido instrumento. A maioria (67,6%) dos sujeitos legitimou percepção favorável ao aprendizado organizacional contínuo, contudo, 91,6% dos profissionais sinalizaram que o hospital empregador não propicia quantitativo adequado de pessoal para o atendimento seguro, além das pessoas estarem expostas à elevada carga de trabalho e continuamente atuarem sob tensão. Concluiu-se que, através desta dualidade na percepção dos participantes, fica evidente a maior e melhor atenção das lideranças à provisão de capital humano adequado no serviço.

Descritores: Segurança do Paciente; Cultura Organizacional; Downsizing Organizacional; Gestão da Qualidade; Administração Hospitalar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabieli Borges, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Cascavel/PR

Enfermeira Residente em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgico do Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP. Membro da Comissão de Curativo; Padronização, Tecnovigilância; Núcleo de Segurança do Paciente e Representante do Conselho de Ciência Biológicas e Saúde (CCBS) na UNiversidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialidade em andamento em Acupuntura pela Faculdade de Tecnologia IBRATE e voluntária no Programa de Extensão intitulado: "Programa Re-vivendo a Saúde: Os Benefícios da Naturopatia" na UNIOESTE. Ingressa na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Cascavel/PR em 2010 no de curso de Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura)

Denise de Fátima Hoffmann Rigo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Cascavel/PR

Enfermeira Residente do Programa de Residência em Enfermagem com especialidade em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica

Thaís Vanessa Bugs, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Cascavel/PR

Enfermeira Residente do Programa de Residência em Enfermagem com especialidade em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica

Andressa Morello Kawamoto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Cascavel/PR

Enfermeira, formada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Cascavel/PR

João Lucas Campos de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Enfermeiro, professor colaborador pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Doutorando pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Ronaldo Luiz Barboza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Enfermeiro. Docente pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Anair Lazzari Nicola, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Doutora em Enfermagem. Docente e Coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem na especialidade Gerenciamento de enfermagem em clínica médica e cirúrgica pela UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Borges, F., Rigo, D. de F. H., Bugs, T. V., Kawamoto, A. M., Oliveira, J. L. C. de, Barboza, R. L., & Nicola, A. L. (2016). DIMENSÕES QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DO TRABALHO HOSPITALAR: INTERFACE COM A CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE. Saúde (Santa Maria), 42(1), 59–66. https://doi.org/10.5902/2236583419354

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)