MÉTODOS DE BIÓPSIA PULMONAR EMPREGADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA: ACURÁCIA, SENSIBILIDADE E ESPECIFICIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583419293Resumo
O objetivo desse estudo foi definir a acurácia diagnóstica, sensibilidade e especificidade dos dois principais métodos de biópsia pulmonar empregados no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM): biópsia endobrônquica e biópsia pulmonar percutânea transtorácica (BPPT) guiada por tomografia computadorizada. Foi delineado um estudo transversal em que se analisaram laudos anatomopatológicos das biópsias pulmonares realizadas no HUSM entre os anos de 2003 a 2013. Foram incluídos os laudos que possuíam pelo menos uma modalidade de biópsia pulmonar realizada, sendo precedente ao procedimento cirúrgico, o qual foi considerado como padrão-ouro. A acurácia da biópsia realizada por método endobrônquico, aferida através de curva ROC teve como área sob a curva o valor calculado de 0,645. Sua sensibilidade e especificidade foram, respectivamente, 43% e 85%. A acurácia da BPPT apresentou área sob a curva calculada em0,681. Sua sensibilidade foi 61% e sua especificidade 75%. Conclui-se que os resultados encontrados podem ser considerados razoáveis e ambos métodos podem ser utilizados na pratica clinica.
Descritores: Biopsia; Lesão Pulmonar; Precisão da Medição Dimensional; Sensibilidade e Especificidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.