ESTIMATIVA POPULACIONAL CANINA EM CAMPANHAS ANTIRRÁBICAS
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583415590Resumo
Introdução: A raiva é uma doença infecciosa, que acomete todos os mamíferos, é causada por um vírus que atua no sistema nervoso e quase sempre é fatal. Os cães são animais importantes na epidemiologia da doença e sua vacinação é uma das estratégias de prevenção utilizadas pelos serviços de saúde. Objetivo:Este artigo tem como objetivo revisar a importância das estimativas populacionais caninas envolvidas nas ações de controle e prevenção da transmissão da raiva no ciclo urbano. Metodologia: Foi feita uma busca em bibliotecas virtuais, livros e informes técnicos com base nas palavras-chave: campanha de vacinação antirrábica, cobertura vacinal, estimativa canina, sistema de informação geográfica, controle e prevenção da raiva. A pesquisa foi realizada no período de novembro a janeiro de 2012 e a busca inclui trabalhos escritos em português, inglês e espanhol. Resultados:Foram analisados 79 trabalhos que contemplaram os critérios de inclusão. Destes 91,1% (72/79) foram considerados relevantes para o estudo. Conclusão: Verificou-se que estratégias devem ser reavaliadas constantemente e implementadas nas políticas públicas de saúde, principalmente frente às situações que extrapolam as ações de controle de zoonoses que envolvam os cães domésticos. A inclusão da metodologia dos sistemas de informações geográficas aliadas a algoritmos de modelagem pode fornecer subsídios para o aprimoramento dos programas de controle da raiva.
Descritores: Controle da Raiva; Vacinação Antirrábica; Cobertura Vacinal; Estimativa Canina; Dimensionamento da População Canina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.